UFSJ recebe Prêmio de Universidades Empreendedoras Mineiras

Publicada em 16/05/2024

A UFSJ foi agraciada com o Prêmio de Universidades Empreendedoras Mineiras, ficando na 9ª colocação. No contexto nacional, a UFSJ chegou à 43ª colocação no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE 2023), entre as 108 instituições de ensino superior avaliadas no país.

A premiação ocorreu no final de abril, em Belo Horizonte, promovida pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), em reconhecimento às universidades que se destacaram no Ranking. Na mesma ocasião, foi realizado o Encontro de Líderes de Minas Gerais, a fim de incrementar a colaboração entre o Movimento de Empresas Juniores (MEJ) e as instituições de ensino superior para estimular o desenvolvimento da educação empreendedora no Estado.

A Brasil Júnior, responsável pelo RUE 2023, ouviu 13 mil estudantes, que embasaram suas avaliações em seis eixos: Cultura empreendedora; Extensão; Inovação; Capital financeiro; Infraestrutura e Internacionalização. O RUE é o principal ranking brasileiro e o maior do mundo a classificar instituições de ensino a partir de suas ações empreendedoras.

O professor Daniel Bonoto [foto], que coordena a INDETEC, recebeu o prêmio. Esse avanço, avalia Paulo Granjeiro, coordenador do NETEC, é resultado do trabalho de toda a comunidade UFSJ: “de protagonismos na área de Empreendedorismo e Inovação que cada vez mais vem se fortalecendo como um novo pilar na Universidade”, destaca.