Gestão 2024-2028: conheça as diretorias da PROEN e mais dois núcleos da UFSJ

Publicada em 16/05/2024

Na continuidade da divulgação dos nomes que compõem a nova gestão da UFSJ nos anos 2024 a 2028, vamos falar hoje da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, a PROEN.

A PROEN é responsável por cuidar das questões voltadas à Educação: planejamento, coordenação e acompanhamento de atividades pedagógicas, bem como viabilizar e manter sistemas como o SIGAA, essencial aos discentes da UFSJ. A professora do Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT), Rejane Corrêa da Rocha, é a nova gestora dessa importante Pró-Reitoria.

Na UFSJ, a PROEN se divide numa ampla estrutura para atender às demandas do alunado e corpo docente. Entre as diretorias, temos a DICON e a DIBIB; a COPEVE, que cuida de todos os processos seletivos da graduação. Os setores são: SETEC, SERLE, SEACA, Setor de Estágios e Setor de Atendimento.

Registro acadêmico, seleção e bibliotecas
A DICON organiza, supervisiona e executa os processos de admissão, registro e controle acadêmico, ou seja, acompanha a vida escolar dos alunos, desde seu ingresso na UFSJ, registrando dados e fornecendo documentos e serviços também a egressos, docentes, coordenadores de curso e comunidade externa. Quem assume a chefia da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico é a egressa do curso de Administração da UFSJ, Janice Alessandra de Carvalho, que atuou, no período 2020-2024, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE).

A Divisão de Bibliotecas (DIBIB), é responsável pelo acervo das seis bibliotecas da UFSJ, o que inclui catalogação, classificação e cadastramento de livros, teses e monografias. A DIBIB é chefiada pelo técnico Paulo César dos Santos, egresso do curso de Ciências Econômicas da UFSJ.

A COPEVE (Comissão Permanente do Vestibular), se encarrega de comunicar ao SISU a quantidade de cursos e vagas disponíveis na UFSJ, em cada período de seleção. Coordena, ainda, a aplicação das provas do ENEM nos campi da UFSJ, assim como a divulgação dos aprovados e organização das listas de espera e suas respectivas chamadas. Os demais processos de entrada – como Vagas Residuais, Cadastro Reserva, Habilidades Específicas e Modalidade EAD – também são responsabilidade dessa Comissão, gerida pelo técnico-administrativo José Trindade da Silva.

Núcleos
O NETEC e o NTInf são núcleos de assessoramento da Reitoria. O primeiro, Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social, coordena todas as ações da UFSJ voltadas ao empreendedorismo e inovação, fomentando a tecnologia no ambiente produtivo, promovendo a transferência de tecnologia gerada pelas pesquisas desenvolvidas na instituição e incubando empresas de base tecnológica e setores tradicionais. O professor Paulo Granjeiro (CCO) assumiu a chefia do NETEC em 2020 e permanecerá até 2028.

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) cuida da estrutura de redes e sistemas da UFSJ. Desenvolve, implanta e viabiliza nossos sistemas de informação, oferecendo suporte, manutenção e treinamento, inclusive de equipamentos de informática. Coordena esse núcleo o técnico-administrativo Rodrigo de Carvalho Santos, mestre em Ciência da Computação.

Texto: Gabriella Canuto (ASREC)
Edição de imagem: Clarice Muscalu (PROEN)