UFSJ terá hospital universitário em Divinópolis

Publicada em 24/05/2024

O Hospital Universitário da UFSJ começa a se tornar realidade. E já tem nome: Hospital Regional Divino Espírito Santo. O anúncio foi feito na última terça, 21, em Brasília, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em reunião na qual estiveram presentes o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, o governador de Minas, Romeu Zema, e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

Fruto de uma bem-sucedida articulação da Reitoria da UFSJ, Diretoria do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e comunidade acadêmica com diversos interlocutores que trabalham em parceria para viabilizar um projeto de integração ao Sistema Único de Saúde previsto no projeto de criação do Campus, em 2008, o novo hospital vai oferecer 209 leitos, com capacidade de atendimento estimada a mais de 42 mil pessoas.

Esse acordo de cooperação técnica vai ampliar o campo de prática dos estudantes que se formam em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica na UFSJ, multiplicando atividades efetivas de melhoria da assistência e do ensino em saúde no Estado. Os recursos para retomada das obras, aquisição de equipamentos e mobiliário vêm do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal e do orçamento da Secretaria de Saúde do Estado.

Para detalhar essa grande notícia, que vem sendo celebrada pela comunidade universitária, a UFSJ realiza coletiva de imprensa nesta segunda, 27 de maio, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca do CCO.