UFSJ entre as melhores do mundo no ranking internacional CWUR

Publicada em 28/05/2024

A Universidade Federal de São João del-Rei alcançou posição de destaque no cenário acadêmico global, figurando entre as 6,3% melhores do mundo no ranking do Centro de Rankings Mundiais de Universidades (CWUR). Na edição de 2024, a UFSJ ocupa a 1.319ª posição mundial e a 34ª no ranking nacional, com uma pontuação geral de 69,3.

Minas Gerais conta com oito universidades federais entre as duas mil melhores do mundo, de acordo com o World University Rankings de 2024, publicado pelo CWUR. Entre as instituições mineiras, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a mais bem colocada, ocupando a 495ª posição.

O ranking CWUR é divulgado anualmente desde 2012, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de políticas e percepções estratégicas para governos e instituições universitárias.

Critérios de avaliação
A avaliação do CWUR considera quatro critérios principais: a qualidade do ensino, medida pelo número de estudantes que ganharam prêmios acadêmicos, equivalente a 25% da nota; a empregabilidade de egressos, verificada pelo número de ex-alunos em posições executivas nas maiores companhias do mundo, em proporção ao tamanho da Universidade, representando 25% da pontuação; a qualidade do corpo docente, avaliada pelo número de prêmios acadêmicos recebidos pelos integrantes das instituições, correspondendo a 10%; e a performance em pesquisa, considerando o total de artigos publicados, a proporção de estudos em periódicos de alto impacto e o número de citações, totalizando 40% da avaliação.

Texto: Dávila Martins (ASREC)
Edição de imagem: Mariana Agreste (ASCOM)