Jornalismo UFSJ chega à final do Intercom Sudeste

Publicada em 04/06/2024

Terminou no último sábado, dia 1º, em Barbacena, a 27ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste). Neste ano, o evento contou com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos.

Ao todo, cerca de 13 trabalhos acadêmicos da UFSJ foram aprovados em diferentes Grupos Temáticos (GTs): Comunicação Política e Eleitoral; Estudos em Comunicação e suas Interdisciplinaridades; e Comunicação antirracista, pensamento afrodiaspórico e interseccionalidades.

O jornalista Arthur Raposo Gomes, egresso da UFSJ e professor substituto do Departamento de Comunicação Social (DCOMS), foi o responsável por acompanhar a delegação da Universidade nos três dias de evento presencial em Barbacena.

Ele ressalta o apoio da Coordenadoria e do Departamento em viabilizar a participação no Intercom Sudeste. “Entre docentes e discentes, foram mais de 30 pessoas do curso presentes ao encontro, seja na apresentação ou co-autoria de trabalhos, seja como congressista em outras atividades”, listou. Outro destaque, na opinião do professor, foi a presença de ex-alunos do Jornalismo que estão em diferentes programas de pós-graduação e lecionando em outras universidades do país.

A caloura do curso de Comunicação Social, Samanta Aquino, resume como completa a experiência no evento. “Sei que terão tantas outras, mas o que eu aprendi nesses três dias, levarei por toda a jornada na graduação.”

A aluna Ana Isa Moura participou pela primeira vez desse tipo de congresso. Apresentando um estudo vinculado à sua pesquisa de Iniciação Científica e também projeto em co-autoria que chegou às finais da Expocom, ela reflete: “Foi muito relevante falar dos meus trabalhos e trazer discussões que considero tão relevantes – além de, é claro, conhecer muitas pessoas incríveis da Comunicação.”

Expocom
Ainda durante o encontro, foram apresentados os finalistas da edição Sudeste da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom). Na UFSJ, a seleção interna indicou cinco produtos desenvolvidos por estudantes, dos quais quatro chegaram às finais das respectivas modalidades.

O troféu não veio para a UFSJ, mas a graduanda Ingrid Achiver garante: “Ficar com um trabalho entre os cinco melhores da região Sudeste e representar o Jornalismo da UFSJ foi muito importante. Mesmo sem ter saído com a premiação, tenho muito orgulho do projeto e de ter tido a oportunidade de mostrá-lo a outras pessoas.”

Neste ano, o Jornalismo UFSJ competiu em quatro finais. A Revista Perfil, elaborada como trabalho de conclusão de curso, foi apresentada pelas egressas Carolina Amaral e Luisa de Lucena na modalidade Revista customizada; o documentário Amargem, inscrito pela graduanda Luísa Meinberg, concorreu em Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão. Vislumbre – a profissão do jornalista na ficção audiovisual, da ex-aluna Sofia Teixeira, foi finalista na modalidade Design de imprensa, ao mesmo tempo em que o portal Notícias del-Rei, representado pela aluna Ingrid Achiver, foi um dos selecionados em Produção laboratorial em jornalismo multiplataformas.

Avaliação
“Essa expressiva participação é um símbolo do trabalho feito pela comunidade acadêmica do curso de Jornalismo em todos esses anos: mantendo iniciativas ligadas à pesquisa acadêmica, bem como a elaboração de produtos midiáticos interessantes e eficazes”, enfatiza Arthur, que foi coordenador do GT de Comunicação Política e Eleitoral.

Sobre o evento
A organização do Congresso é da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em parceria, nesta edição, com o Centro Universitário Antônio Carlos (Unipac).

A realização do Intercom nacional está prevista para o segundo semestre de 2024, em Balneário Camboriú (SC). Para saber mais, clique aqui.