Em SJDR, programação tematiza a Serra do Lenheiro

Publicada em 05/06/2024

Em 5 de junho, o mundo comemora o Dia do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que estabeleceu as diretrizes para fomento de ações voltadas à preservação ambiental.

Há sempre um tema a ser discutido no ano; neste, é Restauração da terra, desertificação e resiliência à seca, que vai focar na restauração de desastres no solo causados por mudanças climáticas como secas e inundações, que assolaram o Rio Grande do Sul e outros países – o verão indiano vem registrando temperaturas superiores a 50 graus centígrados.

A advertência da ONU se alinha com a Década da Restauração de Ecossistemas. No centro da campanha mundial está a frase: “Não podemos retroceder no tempo, mas podemos restaurar florestas, restabelecer os recursos hídricos e trazer o solo de volta. Nós somos a geração que pode fazer as pazes com a Terra.”

No Brasil, desde 1981, a Semana Nacional do Meio Ambiente se volta para a temática internacional. André Andrade, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), explica que a restauração de ecossistemas tem se mostrado a solução mais rápida e efetiva para equilibrar tanto o ciclo da água quanto o ciclo do carbono, evitando que o planeta aqueça drasticamente, o que agrava as consequências extremas.

De acordo com André, a restauração de grandes áreas é uma estratégia para se investir pesado nos próximos 30 anos, para que, futuramente, alcancemos a transição de energia. “Existe um limite para o carbono que as florestas conseguem armazenar, existe um limite que vamos conseguir atingir para segurar essas mudanças a partir da vegetação nativa.”

Em São João del-Rei, tem programação especial de hoje até sexta, resultado de parceria entre UFSJ, Prefeitura Municipal e entidades locais. A Serra do Lenheiro é o tema local, com palestras, rodas de conversa, oficinas de bordados, origamis com plantas, observação de insetos e caminhada educativa.

Aos caminheiros é recomendável vestir roupas confortáveis, sapatos fechados, calça comprida, e levar água, lanches leves, protetor solar e repelente. O ponto de encontro é a Igreja Matriz do bairro Senhor dos Montes, às 7h30 da sexta, 7, com o guia Ulisses Passarelli, aluno do mestrado em Geografia da UFSJ.

Saiba mais em https://www.instagram.com/p/C7zk9Yups5s/.

Texto: Gabriela Lima (ASCOM)
Edição de imagens: Clarice Muscalu (PROEN)
Com informações do Jornal da Ciência (SBPC)