Professor da UFSJ colabora em artigo internacional sobre pecuária sustentável

Publicada em 27/06/2024

Em um cenário de mudanças climáticas cada vez mais drásticas, é urgente buscar caminhos para tornar a pecuária cada vez mais sustentável. Atento ao tema, o professor Rogério Martins Maurício, do Departamento de Biotecnologia da UFSJ (DBTEC), participou de trabalho que comparou dois sistemas de produção de gado de corte – o sistemas silvipastoris e ILPF, que integra árvores, pastagem e criação de animais na mesma área, e sistema tradicional, da monocultura forrageira.

O trabalho foi publicado nos sites da Food agriculture Organizacion (FAO/ONU) e da Global Agenda for Sustainable Livestock (GASL), plataformas dedicadas à divulgação de pesquisas, análises e comunicações originais sobre os aspectos da agrossilvicultura. O artigo, Perspectivas futuras da produção de carne bovina brasileira: qual o papel dos sistemas silvipastoris?, apresenta os resultados de estudos realizados sobre os sistemas de produção de carne bovina mais comuns no Brasil e suas estratégias de sustentabilidade. A pesquisa foi desenvolvida com o apoio da UFSJ e do Instituto Thuenen.

Rogério Maurício explica que a publicação enfatiza a importância de pesquisas sobre essa temática, para que a sociedade tenha ainda mais conhecimento sobre a produção de bovinos de corte no Brasil. “No sistema silvipastoril, a regeneração natural de árvores nativas e arbustos forrageiros aumentam substancialmente o retorno econômico e ambiental para as propriedades agrícolas. Beneficiam, ainda, o aumento da biodiversidade, sequestro de carbono e resiliência do ecossistema sem reduzir os ganhos econômicos, ou seja: concilia a conservação ambiental e a capacidade produtiva da propriedade, de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentável preconizados pela ONU”, avalia.

O pesquisador da UFSJ colabora intensamente com revistas internacionais que se detêm sobre pesquisas na área da pecuária sustentável, com o intuito de erradicar a fome e combater a pobreza no mundo. Seu trabalho também busca mensurar os diversos sistemas de produção sustentável de animais. A participação em publicações científicas de alto impacto no âmbito internacional é de suma importância para o crescimento acadêmico. “A internacionalização é fundamental para conquistarmos espaço para os alunos da graduação e da pós-graduação no meio científico internacional”, defende.

Texto e edição de imagens: Mariana Agreste
Estagiária ASCOM