Spin-off da UFSJ desenvolve estratégias de preservação de frutos

Publicada em 27/06/2024

Semana passada, o professor Igor Boggione (CAP) esteve presente ao 1º Fórum Nacional Sebrae Inovação, em Brasília, para compartilhar, com pesquisadores de todo o país a “história inspiradora” da NanoFood, spin-off da UFSJ que trabalha com estratégias que visam aumentar a shelf life dos frutos no pós-colheita.

A tecnologia consiste em um revestimento nanotecnológico e biodegradável com nanoestruturas incorporadas em um biopolímero para preservação de frutos no pós-colheita. Shelf life é o tempo em que um determinado produto permanece com suas características originais e próprio para consumo na prateleira de uma loja ou supermercado.

“Nesse evento, foi possível contar nossa trajetória pelas etapas do Catalisa ICT, programa do Sebrae que nos permitiu ir de uma mobilização para inovar e aprender a estruturar até a desenvolver, testar, escalonar e inovar”, explica Igor.

A NanoFood concorreu ao Prêmio Sebrae Startups, ficando entre as mil melhores ranqueadas no Brasil. Desse total, 74 mineiras ganharam destaque, com direito a benefícios que vão desde visibilidade nacional e reconhecimento exclusivo até capacitação intensiva e premiação equity-free, no valor de R$ 300 mil, proporcionando assim um significativo fluxo de caixa para as selecionadas.

Além disso, Igor faz questão de destacar mais dois benefícios: a participação no Startup Summit 2024, que reúne mais de 200 fundos de investimento (nacionais e estrangeiros) e 300 grandes empresas para rodadas de negócios exclusivas; e a possibilidade de uso do aplicativo de networking estratégico do Sebrae, o qual “abre portas para agendarmos reuniões valiosas com investidores corporativos, assim como acesso ao Investor & Corp Book”, ressalta.

 

Edição de imagem: Mariana Agreste
Estagiária ASCOM