Ensino a distância: 810 vagas para graduação e 1.230 vagas para especialização a partir de 2025

Publicada em 28/06/2024

O NEAD – Núcleo de Educação a Distância da UFSJ vai oferecer 2.040 vagas em cursos de graduação e pós-graduação, a partir do ano que vem. O resultado oficial foi divulgado no último dia 21, pela CAPES, quando foram liberadas 1.260 vagas. Porém nesta sexta, 28, foram divulgadas mais 780 vagas.

Se prepare! Segundo o coordenador do NEAD, Pablo Martins, a previsão é que os editais de seleção sejam publicados até novembro. As vagas serão distribuídas em vários polos de apoio presencial de Minas Gerais e São Paulo.

810 vagas para graduação:

• 210 para Administração Pública, com início previsto em março de 2025
  • 300 para Licenciatura em Filosofia, divididas em duas entradas, em março de 2025 e de 2026
  • 300 para Licenciatura em Informática, com entradas previstas para agosto de 2025 e agosto de 2026

1.230 vagas para Especialização:

• 150 vagas em Gestão Escolar: início previsto em março de 2025
  • 150 em História Pública e Educação Antirracista: março de 2025
  • 150 em Psicologia Escolar e Educacional: para agosto de 2025
  • 150 em Promoção da Saúde de Criancas e Adolescentes no Contexto da Educação Básica
  • 150 em Seguranca Cibernética
  • 150 em Práticas de Letramento e Alfabetização
  • 180 em Educacao Empreendedora
  • 150 em Cooperativismo e Desenvolvimento Regional

Importante lembrar que a UFSJ foi escolhida como instituição líder do curso de Aperfeiçoamento em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, que começa neste ano. Inicialmente, são 50 mil vagas, distribuídas entre 20 instituições federais de ensino superior, sendo o NEAD/UFSJ responsável pela curadoria de todo o material e pela capacitação inicial de mil facilitadores, que irão acompanhar o curso.

A ex-coordenadora-geral do NEAD, Rejane Corrêa da Rocha, responsável por todo o processo, destacou que foi um trabalho difícil, mas feito com muito cuidado e sempre pensando em facilitar o acesso à educação para as pessoas que não podem fazer um curso presencial. “É uma oportunidade ímpar para muita gente. Isso nos gratifica. Hoje podemos dizer, sem dúvida, que o NEAD/UFSJ ocupa, de fato, um lugar de destaque dentro da educação a distância no Brasil. E, agora, com a coordenação geral do professor Pablo Martins, tenho a certeza de que essa oportunidade vai ser gerida com muito sucesso”, frisou.

Edição de imagem: Clarice Muscalu