Recursos vêm, mais uma vez, do edital PROINFRA/FINEP

Publicada em 28/06/2024

Universidade ser sinônimo de universo não é semântica fortuita. Lugar de conhecimento e saberes, vive crises que levam a reflexões e reposicionamentos, ao mesmo tempo em que alcança vitórias memoráveis, que contrariam as expectativas comuns.

Desse modo, é preciso celebrar a notícia que nos chega da Financiadora de Estudos e Projetos, a FINEP. Mais uma vez, a UFSJ conquista recursos do Edital PROINFRA, que serão aplicados na expansão e renovação da infraestrutura multiusuária de pesquisa, para fomento da prestação de serviços e do ecossistema de inovação. Nada menos do que R$ 5.633.352,07 serão investidos na modernização instrumental do Núcleo de Criação de Animais de Laboratório da UFSJ (NUCAL) e do Laboratório Central Analítica do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (LCACCO).

Os dois laboratórios são facilities multiusuárias que atendem a demandas de uma dezena de programas de pós-graduação, num total de 498 alunos e 172 professores credenciados, que atuam no fornecimento de animais e na disponibilização de equipamentos e infraestrutura para pesquisas na área de Ciências da Saúde. “Esse triunfo levará a UFSJ a uma posição de vanguarda na produção intelectual e na formação de recursos humanos mais capacitados no desenvolvimento de inovação e tecnologia”, avalia o professor Paulo Henrique de Almeida, coordenador do NUCAL.

Em um contexto regional, a compra dos equipamentos de médio e grande porte descritos no projeto vencedor também fornecerá suporte às pesquisas desenvolvidas pelos colaboradores de universidades vizinhas, como UFLA, UFMG, UFJF, UFV, além de abrir fronteiras para novas parcerias com outras instituições do país que contemplem, por exemplo, a implantação de padrões rigorosos de biossegurança, permitindo a criação e experimentação com animais.

Outro ponto a se considerar: essa modernização permitirá, igualmente, o fortalecimento e expansão de parcerias internacionais, uma vez que a UFSJ poderá oferecer as análises aqui propostas como contrapartida.

Concorrência
A chamada PROINFRA – Expansão e Desenvolvimento de Infraestrutura de Pesquisa receberia, de cada instituição federal, somente duas propostas. Na Universidade, cinco foram apresentadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE), que nomeou banca externa para a seleção da FINEP.

O que demonstra, na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, a capacidade dos pesquisadores da UFSJ em articular projetos intercampi sólidos, “que colocam nossa instituição em outro estágio de reconhecimento científico, de potencialidade de inovação, de prestação de serviços e de qualificação.” Os indicadores de inovação e as políticas de incentivo aprovadas no Conselho Universitário no ano passado, segundo André, também foram essenciais.

Há que se destacar ainda o potencial de subsídio a políticas públicas de promoção de saúde e geração de produtos terapêuticos e de detecção com base química ou naturais.

O projeto
Dados do projeto Modernização instrumental do NUCAL e LCACCO para o avanço na produção em CT&I e prestação de serviço:
#Número de pós-graduações stricto sensu beneficiadas – 10 programas de pós relacionados às áreas prioritárias de Tecnologias Habilitadoras e para Qualidade de Vida
#Número de docentes envolvidos – 35 professores credenciados
#Coordenador da proposta – Prof. Paulo Henrique de Almeida Campos-Junior (NUCAL e DCNAT)
#Vice-coordenador da proposta – Prof. José Augusto Ferreira Perez Villar (LCA-CCO)
#Apoio de diversos professores na escrita, elaboração e revisão do texto, com destaque para o trabalho de escrita do professor Victor Whocely (CCO)
#Equipamentos: sistema de aquisição de imagem in vivo de animais de laboratório; sistema de cromatografia a líquido de alta eficiência hifenado com detector de massas triplo quadrupolo; equipamento para avaliação de vias metabólicas celulares Seahorse; sistema automático para testes de absorção cutânea e intestinal ex vivo de fármacos em células de difusão vertical