O ganhador do concurso internacional é aluno de Engenharia Mecânica na UFSJ

Publicada em 04/07/2024

O estudante de Engenharia Mecânica, Filipe Moises Rodrigues, foi vencedor do Altair Global Student Contest. O concurso internacional que convida estudantes de Engenharia de todo o mundo a explorar e aplicar otimização de topologia utilizando o software Altair® Inspire™ para criar designs inovadores e eficientes.

Os participantes têm a oportunidade de utilizar ferramentas avançadas para desenvolver estruturas leves e resistentes, essenciais para o futuro da Engenharia e outras áreas de alta tecnologia. Esse desafio não apenas promove a criatividade, mas também destaca a importância da manufatura aditiva na Indústria 4.0.

O concurso teve início em maio de 2023 e terminou em abril de 2024, selecionando mensalmente um vencedor de um dos continentes (América, Europa, África, Ásia e Oceania). Filipe Moisés, orientando do professor Márcio Eduardo Silveira, do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção da UFSJ (DEMEP), foi o vencedor do último mês do concurso, representando todo o continente americano.

Filipe desenvolveu o projeto estrutural de uma asa de aeromodelo utilizando ferramentas de simulação numérica e otimização topológica, baseada no Método dos Elementos Finitos, através do software Altair® Inspire™, obtendo resultados surpreendentes. Aliada à manufatura aditiva, a abordagem utilizada pelo estudante não apenas aumentou a eficiência na fabricação, mas também permitiu a criação de geometrias inovadoras que anteriormente seriam difíceis de alcançar por processos convencionais.

Edição de imagem: Clarice Muscalu