UFSJ e AMG estabelecem parceria para projetos da Indústria 4.0

Publicada em 05/07/2024

Professores do Departamento de Ciência Computação da UFSJ (DCOMP) e AMG S.A anunciam parceria estratégica para desenvolver soluções inovadoras em Tecnologia da Informação (TI) voltadas para a Indústria 4.0.

Projeto de pesquisa e desenvolvimento para inovação em Tecnologia da Informação em áreas estratégicas da Indústria 4.0 – AMG S.A tem por objetivo diagnosticar potenciais problemas de uma das maiores empresas de mineração da região e propor soluções tecnológicas. A iniciativa é resultado de parceria colaborativa entre a equipe de TI da AMG e um grupo de pesquisadores da UFSJ, liderados pelos professores Dárlinton Barbosa e Álvaro Rodrigues Pereira Júnior (na foto, à direita, com Helton Ferreira, gerente de TI, e Jefferson Silva, supervisor de sistemas da AMG).

De acordo com Dárlinton, para efetivar o aprimoramento necessário na Indústria 4.0 é necessário envolver atividades de pesquisa como parte do processo de desenvolvimento da solução. “Problemas envolvidos em demandas mais complexas requerem pesquisar mais intensamente diferentes alternativas e muitas vezes implementar várias soluções em um ambiente de teste, a fim de se escolher a melhor para entrar em produção”, detalha. A Universidade pode justamente atender a essa necessidade do setor produtivo.

O projeto tem duração de 18 meses, contando com a participação de seis bolsistas de graduação. Segundo o professor da UFSJ, “esse ambiente cria oportunidades para o corpo acadêmico, possibilitando uma experiência profissional mais próxima da realidade, por atuar diretamente no setor produtivo.” No mês de agosto, está prevista a publicação de edital para seleção de alunos, e um dos requisitos é ter disponibilidade de 20h semanais.

A Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, é a integração de tecnologias avançadas nos processos produtivos das indústrias. Essas tecnologias permitem que máquinas e sistemas se comuniquem e operem de forma autônoma e eficiente. Assim, fábricas mais inteligentes se tornam capazes de tomar decisões em tempo real, otimizar a produção, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos. Conforme “É a transformação digital da indústria, tornando-a mais conectada, automatizada e inteligente”, afirma Dárlinton.

A parceria é um marco significativo na inovação tecnológica e na colaboração entre universidade, sociedade e indústria. Helton Ferreira (TI AMG), ressalta que o projeto é “de extrema importância para a aproximação entre as instituições de ensino e o mercado de trabalho, gerando oportunidades de pesquisa e inovação.” Outro ganho assinalado é o “grande valor” para o campo da pesquisa, nesta que tem tudo para ser o início de uma longa parceria.