Professor da UFSJ lança livro sobre teatro e artigo internacional sobre aeroespaço

Publicada em 15/07/2024

A Companhia Ueinzz e a profanação da atuação – teatro, biopolítica e filosofia da diferença, do professor do Departamento de Artes da Cena (DEACE), André Magela, acaba de ser lançado pela Editora Annablume.

O livro é fruto de pesquisa anterior na pós-graduação na UNIRIO. “Meu interesse maior foram as questões filosóficas que também são pesquisadas pelo coordenador da Ueinzz, Peter Pál Pelbart, e uma afinidade com o campo da saúde mental. Eu dei aulas no Instituto Pinel, no Rio de Janeiro, e trabalhei com uma companhia de teatro composta por usuários de atendimentos psiquiátricos, Os Nômades”, comenta o autor. André Magela, além de professor de teatro na UFSJ, com dedicação aos campos da atuação e educação teatral, é ator. É também especialista em terapia através do movimento pela Faculdade de Dança Angel Vianna e doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO.

A pesquisa que deu origem ao livro foi totalmente custeada com recursos do Edital de Auxílio a Publicações, do Fundo de Pesquisa da PROPE/UFSJ, de 2022.

Contracapa
“O livro tece reflexões sobre o trabalho da Companhia Ueinzz, radicada em São Paulo, valendo-se de conceitos afins às obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, com especial atenção à profanação de Giorgio Agamben. Identifica, particularmente na criação do espetáculo Finnegans Ueinzz e na atuação dos integrantes da Companhia, formas de desestabilização dos modos dominantes de ocupar a cena. Estas linhas de fuga ocorrem em operações políticas analisadas de modo esquemático ao longo dos capítulos – a resistência, a indigência, a despersona(gi)lização. A profanação, como elaborada por Agamben, surge como uma atualização da resistência, agregando os outros conceitos, e é esboçada como proposta, não apenas de utilização contra-hegemônica do palco, mas sobretudo de produção de modos de viver inventivos e singulares. A escrita do livro alia descrições meticulosas de cenas com uma abordagem filosófica que dá vida ao campo conceitual utilizado, normalmente visto como muito abstrato. Esta obra se propõe a ampliar as perspectivas utilizadas por atuantes, docentes e outros profissionais da cena, principalmente quanto aos aspectos políticos de suas práticas.”

Artigo internacional
Integrating Scenarios of Contemporary Education: Space as a Journey Vehicle to New Realities and as a Grounding Tool to Address Earth Problems foi escrito por André Magela, em parceria com as professoras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Priscila Correia Fernandes (que trabalhou na UFSJ) e Liana Kalczuk.

O artigo da área Aeroespacial saiu na Revista New Space, vol 12, nº 2, e está aberto gratuitamente para leitura neste link.

Para André e Priscila, a Educação nunca ocorre desconectada de seus contextos. “Vivemos em uma era de riscos cada vez mais frequentes e perceptíveis de desastres ambientais. E também vivemos em uma era de grandes expectativas na exploração espacial. A era do Novo Espaço é tanto o esforço de produzir tecnologias para explorar novos horizontes quanto o esforço de produzir novas ferramentas para abordar problemas cotidianos na Terra.”

Analisando esses dois contextos, os professores estudaram o caso de um desastre ambiental ocorrido no Brasil e criaram um mapa baseado na teoria ator-rede, de Bruno Latour, para entender as relações entre os diferentes atores (humanos e não humanos) durante a calamidade estudada. Usando esse mapa, discutiram como a educação contemporânea estabelece relações com o setor espacial, o “novo espaço” sendo o provedor do veículo para outras realidades e a ferramenta de aterramento para abordar (ou resolver) problemas terrestres.

A relação de André Magela com o tema diz respeito a sua abordagem ampliada da educação teatral, na qual, “menos do que teatro, as aulas remetem à vida em geral, como um grande teatro onde sempre improvisamos, estando em jogo nossos processos decisórios, valores, e a construção de nossas trajetórias”, destaca o professor.
 

Edição de imagens: Clarice Muscalu)