Professor da UFSJ participa de missão internacional na Escócia

Publicada em 16/07/2024

A convite do Consulado do Reino Unido no Brasil, como representante o projeto de pesquisa Análise multicritério das alternativas de descomissionamento de equipamentos submarinos na indústria de óleo e gás, o professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ (DECAC), Eduardo Infante, esteve em missão na Escócia, com o objetivo de compartilhar resultados e experiências com outros pesquisadores da área.

Durante a apresentação do projeto brasileiro na Universidade de Aberdeen (Escócia), o professor da UFSJ explicou os critérios que nortearam a construção de uma análise multicritério, de acordo com os parâmetros da pesquisa. Abaixo das plataformas de exploração de petróleo existem centenas de milhares de toneladas de dutos e equipamentos que, com o fim do ciclo de exploração em um determinado local, precisam ser descomissionados.

Aberdeen é referência na produção de petróleo e gás, como Macaé (RJ): têm a economia local movimentada pela atividade extratora. Segundo Eduardo Infante, os escoceses são pioneiros em metodologias de descomissionamento da produção no Mar do Norte. “Nossos pesquisadores estiveram em missão como pares, mostrando os resultados e desafios aqui do Brasil, e aprendendo sobre o que vem sendo feito no Reino Unido sobre descomissionamento. Os próximos passos incluem uma série de ações estratégicas para implementar as descobertas e aprendizados obtidos”, destaca.

Os pesquisadores envolvidos no projeto visitaram, com mais cinco empresas que trabalham com descomissionamento de equipamentos da produção de óleo e gás, a Robert Gordon University, também em Aberdeen. Durante os oito dias de missão, sete outras empresas que trabalham nessa área receberam a equipe de pesquisadores.

O projeto brasileiro é realizado em parceria entre UFSJ, COPPE/UFRJ e Petrobrás.

Perspectivas
Para o projeto de pesquisa brasileiro, que estuda o descomissionamento sustentável, e vem sendo desenvolvido na UFSJ desde 2017, essa missão foi, na avaliação de Eduardo, “uma oportunidade de acesso a tecnologias avançadas, metodologias inovadoras e práticas de ponta, enriquecendo a pesquisa com insights globais e contribuindo para soluções mais eficazes e ambientalmente responsáveis.”

Outro ganho, que passa pela internacionalização da pesquisa institucional, é o marco que se estabelece na colaboração entre universidade e sociedade, ao fortalecer a capacidade de propor soluções locais sustentáveis, o que impacta positivamente a sociedade e o meio ambiente. E mais: além de facilitarem a transferência de tecnologia e melhores práticas para a UFSJ, “promove parcerias internacionais, enriquece a formação de estudantes e posiciona a UFSJ como um centro de excelência em pesquisa e inovação”, completa Eduardo.

Edição de Imagens: Clarice Muscalu