Conselho Regional de Enfermagem premia docente da UFSJ

Publicada em 18/07/2024

Em sua 3ª edição, o Prêmio Florence Nightingale, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), homenageou 41 profissionais da Enfermagem do Estado. O Prêmio, que recebe o nome de uma importante enfermeira britânica, visa à valorização e ao reconhecimento da profissão e de seu papel relevante na sociedade, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam no seu ambiente de trabalho.

O evento, realizado em maio na capital mineira, distinguiu a professora do curso de Enfermagem da UFSJ (Campus Centro-Oeste Dona Lindu), Selma Maria da Fonseca Viegas, indicada para o prêmio após votação realizada entre estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem da Universidade.

A premiação é o mais alto reconhecimento da profissão em Minas Gerais, e é concedida a personalidades e profissionais da categoria que se destacaram pela história de trabalhao e pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Selma é pós-doutora na área de Filosofia e Cuidado em Saúde e Enfermagem e doutora em Enfermagem na área de Saúde e Enfermagem. Segundo a docente “foi emocionante receber o Prêmio Florence Nightingale, a honraria máxima da Enfermagem mineira. O sentimento é de uma docente agradecida a Deus e à Universidade Federal de São João del-Rei pela oportunidade de estar me realizando a cada dia com os nossos discentes e colegas de trabalho, mas, ao mesmo tempo, é o do dever e da responsabilidade de contribuir, a cada dia, com a formação de enfermeiros, mestres e especialistas. A palavra neste momento é: amém! O sentimento é o da gratidão.”

Como funciona o prêmio
Cada instituição ou entidade pode inscrever um profissional para concorrer ao prêmio estadual. O Coren escolhe até 162 profissionais para ser homenageados. Os títulos de honraria outorgados são destinados aos profissionais nas categorias Enfermeiros(as), Técnicos(as) de Enfermagem/Auxiliares de Enfermagem de destaque em Minas Gerais.

Os profissionais são escolhidos pela sua trajetória e contribuição para o crescimento, valorização e protagonismo na Enfermagem, que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar e/ou contribuído para o desenvolvimento da Enfermagem na esfera de sua região ou localidade, no âmbito da assistência, da gestão, do ensino, da pesquisa ou da organização civil da categoria profissional.