O canto e o corpo como ferramentas de reequilíbrio, bem estar e saúde

Publicada em 23/07/2024

Laboratório de Canto é o novo nome do Ambulatório de Cantoterapia que, após ser interrompido em função da pandemia de covid-19, terá suas atividades retomadas em São João del-Rei. Através da facilitadora Maria Cordélia, com a colaboração da professora do Departamento de Artes da Cena (DEACE), Juliana Monteiro, o projeto convida a uma jornada de autoconhecimento e bem-estar através da Cantoterapia Antroposófica.

De acordo com as professoras, entre os principais benefícios do Laboratório, estão: “aprender a pausar, escutar a própria voz, desenvolver a atenção e concentração, soltura de tensões na respiração e corpo, bem estar geral, desenvolvimento e familiarização com o canto.”

O Laboratório é direcionado a adultos de todas as idades, sem necessidade de conhecimento musical prévio. Com base na Escola do Desvendar da Voz, as atividades acontecem de 14 de agosto de 2024 a 14 de maio de 2025, às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30, no Centro de Referência da Medicina Antroposófica - Casa da Saúde/SUS (Tejuco). Rua Ruth Neder Issa, 5. Telefone: (32) 3372-4381. (a inscrição deve ser feita também lá previamente). É também lá que os interessados devem realizar as inscrições. As vagas são limitadas.

Paralelo ao Laboratório de Canto, Maria Cordélia realiza a “Roda de São João”, uma prática musical em grupo, com voz e percussão corporal. Simples, aberta e sem pré-requisitos sendo necessário apenas disponibilidade corporal e vocal e o coração aberto.

De acordo com a mediadora, “a Roda proporciona conexão humana, desenvolvimento da expressão, criatividade e musicalidade por meio dos jogos musicais.”

A partir de agosto, a “Roda de São João” acontecerá quinzenalmente aos sábados de 15h às 17h. Os encontros não são sequenciais e cada um pode decidir quando deseja participar. As rodas acontecem em praças e espaços públicos da cidade. A primeira será no dia 17, no Largo da Cruz, perto da Igreja do Carmo.

Para mais informações acesse: @rodadesaojoao

Cantoterapia Antroposófica
Trata-se de uma terapia complementar ao tratamento médico.

Sua criação é uma fusão entre o trabalho de canto desenvolvido pela cantora sueca Valborg Verbeck Swardstrom em diálogo com o trabalho do filósofo austríaco Rudolf Steiner, criador do que os antroposóficos chamam de "ciência espiritual" - um caminho de desenvolvimento humano por meio da arte, da saúde e da educação.

A Cantoterapia Antroposófica ou "A escola do desvendar da voz" é mais um desses caminhos baseados na Antroposofia, assim como a Pedagogia Waldorf, a Medicina Antroposófica, a Terapia Artística, a Agricultura Biodinâmica, etc.

Tem por característica o foco no processo de desenvolvimento humano a despeito da busca por resultados técnicos musicais a todo custo.

É um estudo de si por meio da relação com o canto, da exploração de fonemas utilizando a fenomenologia como ponto de observação, como forma de aprender a observar os fenômenos de si e da vida, um caminho para ajustar o olhar e equilibrar o pensar-sentir e ação no mundo.

Maria Cordélia
A cantoterapeuta Maria Cordélia nasceu em São Paulo e há 10 anos mora em São João del-Rei onde tem desenvolvido trabalhos como professora, preparadora cênica e vocal, cantora e atriz. Compreende sua prática artística como um caminho de conhecimento de si, por meio do estudo e prática do budismo theravada, da técnica de atuação teatral Michael Chekhov e da Escola do Desvendar da Voz.

Graduada em Canto Popular, egressa do Núcleo de Formação 10 do ator da Escola Livre de Teatro de Santo André, SP, mestra em Artes da Cena pela Unicamp com extensão na Maestria Interdisciplinaria en Teatro y Artes Vivas em Bogotá, Colômbia. Especializada em Canto, Cantoterapia Antroposófica e Música do Círculo de improvisação vocal, percussão corporal como desenvolvimento humano.