Campus Sete Lagoas terá o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PROFIAL UFSJ)

Publicada em 24/07/2024

A UFSJ passa a oferecer mais uma opção de pós-graduação. O curso irá formar profissionais com conhecimentos técnico-científicos aprofundados para atuarem em uma ampla gama de setores da agroindústria nacional. A proposta de criação do Mestrado Profissional é do Departamento de Engenharia de Alimentos (DEALI) da UFSJ, em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo. A aprovação foi publicada pela CAPES no início de julho.

Serão oferecidas duas linhas de pesquisa:

• Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar e Nutricional
  • Tecnologia, Processos e Desenvolvimento de Produtos

O objetivo do curso é oferecer formação especializada para profissionais já atuantes no setor de alimentos e bebidas. Segundo o coordenador do curso, professor Felipe Trombete, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFSJ, ”a expectativa é que os alunos sejam incentivados e preparados para adotar práticas mais inovadoras e sustentáveis na indústria, contribuindo para o desenvolvimento regional e promovendo pesquisas aplicadas que resultem em avanços técnicos e tecnológicos para o setor de alimentos e para a comunidade.

Ainda segundo o professor Felipe, o projeto para criação do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PROFIAL UFSJ) surgiu pela demanda de ex-alunos do curso de Engenharia de Alimentos que estão inseridos nas indústrias de alimentos e bebidas pela formação no âmbito de pós-graduação. Serão 13 vagas para a primeira turma, prevista para começar em 2025.

A criação do curso também se tornou viável devido ao apoio de empresas de Sete Lagoas e região, da área de alimentos e bebidas, para a realização de pesquisas, oficinas, cursos e demais atividades que serão desenvolvidas com a instalação do curso no CSL. As pesquisas irão priorizar a interação entre indústria e a universidade, a valorização do regionalismo, a sustentabilidade e a saúde das pessoas, bem como a segurança alimentar e nutricional.

O resultado da avaliação das propostas de novos cursos da Capes pode ser visualizado neste link: