25 de julho ? Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Publicada em 25/07/2024

Você sabe qual a parcela que a população negra representa no Brasil? Segundo o IBGE, 54%. Mas, quando o assunto é pobreza, no Brasil, esse percentual aumenta: três em cada quatro pessoas atingidas são negras.

O Mapa da Violência mostra que a desigualdade atinge massivamente a população negra, com destaque às condições da mulher negra.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, é uma data de reflexão e fortalecimento das mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais em suas diversas lutas.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei 12.987, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma mulher símbolo de resistência, uma mulher líder na luta contra a escravização.

E por falar em lutas, dá uma olhada nos perfis e sites que a gente separou aqui para você:

@portalgeledes - publicou uma série de posts especiais sobre a importância da persistência na construção de políticas públicas inclusivas, na formação de profissionais conscientes e na promoção de um ambiente educacional onde todos os estudantes possam prosperar.

Ministério da Cultura - Texto sobre as ações afirmativas do Governo Federal