UFSJ tem maior delegação em congresso internacional

Publicada em 26/07/2024

O grupo de pesquisa Centro de Inovação e Tecnologia em Compósitos (CITeC), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), participou da 7th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM7), um dos principais congressos internacionais de materiais compósitos da América Latina, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de julho de 2024 em Brasília.

A UFSJ foi a instituição que levou maior delegação ao evento, com dois professores do Departamento de Engenharia Mecânica, Tulio Hallak Panzera e Leandro José da Silva, um docente do Departamento de Ciências Naturais, Rodrigo Teixeira Santos Freire e 13 estudantes, sendo três de doutorado do Programa de Pós-graduação em Física e Química de Materiais (FQMat), seis de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPMEC) e quatro de graduação em Engenharia Mecânica.

Os trabalhos apresentados envolvem principalmente o desenvolvimento de materiais compósitos sustentáveis, incluindo o reuso de plásticos, o uso de fibras naturais, de bambu, de metamateriais, além de compósitos cimentícios para aplicação na engenharia de precisão. Todos as apresentações orais foram feitas em inglês durante os três dias de evento.

Materiais compósitos no seu dia a dia
Os materiais compósitos têm uma ampla gama de aplicações em diversas indústrias devido às suas propriedades únicas. Eles são compostos por dois ou mais materiais que, quando combinados, criam um material com características superiores em comparação com os materiais individuais.

Na indústria aeroespacial, os materiais compósitos são amplamente utilizados na fabricação de aeronaves devido à sua leveza e alta resistência. Eles ajudam a reduzir o peso das aeronaves, o que por sua vez melhora a eficiência do combustível e o desempenho geral.

Na indústria automotiva, os compósitos são empregados para fabricar peças estruturais e componentes de veículos, oferecendo uma excelente relação entre resistência e peso. Isso contribui para a redução do consumo de combustível e das emissões de carbono, além de melhorar a segurança e o desempenho dos veículos.

Além disso, os materiais compósitos encontram aplicações em equipamentos esportivos, construção civil, equipamentos médicos, entre outros setores. Sua versatilidade e capacidade de combinar diferentes propriedades físicas e químicas fazem deles uma escolha atraente para uma variedade de aplicações industriais e comerciais.

UFSJ se destaca
Além de ter enviado a maior delegação e ter o maior número de trabalhos publicados nos anais do congresso, a UFSJ também teve destaque pela qualidade dos trabalhos, contribuindo diretamente para os avanços de materiais sustentáveis no cenário nacional e internacional, sendo que todos os trabalhos foram produzidos pelo CITeC, com a liderança do professor Túlio Hallak Panzera.

A “Brazilian Conference on Composite Materials” é um evento internacional bianual que reúne, desde 2012, pesquisadores, estudantes e empresas da área de Engenharia de Materiais, com foco em materiais compósitos. Esses materiais têm grande relevância na engenharia moderna, conjugando resistência e leveza, são utilizados em diversos ramos da indústria como construção civil (concreto reforçado por fibras), indústria automotiva e aeronáutica (plásticos reforçados por fibras de vidro ou linho).

Os professores Tulio Panzera e Rodrigo Freire fizeram parte do comitê científico do evento, e atuaram como chairs, participando da organização do evento e da condução de plenárias e sessões técnicas da programação oficial.

Os Trabalhos
Os estudantes de graduação em Engenharia Mecânica da UFSJ produziram: “Mechanical properties of castor-oil polyurethane biocomposite reinforced with banana fibres”, de autoria do aluno Alexandre Zottis Silva, orientado pelo professor Leandro José da Silva (DEMEP/UFSJ); “Sustainable sandwich panel: harnessing the power of castor-oil polyurethane and foam”, produzido por Emmanuel Sousa Lodron com orientação do professor Tulio H. Panzera; “Biodegradable viscoelastic polyurethane foam for sustainable engineering projects”, trabalho desenvolvido por André Alves Guimarães, orientado pelo professor Tulio H. Panzera; “Assessment of vibration and cold pressure manufacturing techniques for silicon carbide-reinforced cementitious composites as air porous restrictors”, apresentado pelo estudante Pabllo Miguel Maia Pires e orientado pelo professor Leandro J. Silva; “Enhancing adhesiveness of glass-fibre composites with laser ablation treatment”, da estudante Thayane Ferreira, orientada pelo Tulio H. Panzera; “Innovative design: exploring arch-corrugated cores for lightweight and versatile modular sandwich panels”, realizado pelo estudante Gabriel Teixeira Rufino com a orientação do professor Maurício de Moura Nilton.

Já os trabalhos apresentados na BCCM7 pelos discentes de Mestrado do PPMEC foram “Eco-friendly sandwich panels made of bamboo-arch core, aluminium skins, and bio-based adhesive: a preliminary investigation”, feito por Vanessa Melo Gomes com a orientação do professor Tulio H. Panzera; “An experimental investigation of sandwich panels made from reused aluminium rings”, realizado por Arthur Santos Longati e orientado pelo professor Tulio H. Panzera; “A preliminary investigation of pyramidal lattice structures based on bamboo elements and 3d-printed nodes”, trabalho de Sofia Dehaini Garcia, realizado com a orientação do professor Tulio H. Panzera; a mestranda também fez e apresentou mais dois trabalhos com a orientação de Tulio, “Evaluation Of Biodegradable Sandwich Composites with Honeycomb Made On A 3d Printer”; e “Evaluation of sandwich composites with sisal fibre face sheets and honeycomb core made of different 3D printed materials”. “Innovative sustainable sandwich panels composed of bottle caps, steel and biobased Polymer”, desenvolvido pelo estudante Gabriel Bernardo de Magalhães Santos, com orientação de Tulio H. Panzera; “Preliminary investigation of castor-oil foam adhesion on aluminium through single-lap tests” de autoria de Luís Felipe Cabral Diogo Nogueira, sob orientação do professor Rodrigo T. S. Freire; “Investigation of the mechanical properties of a castor-oil polyurethane foam reinforced with cellulose microfibrils”, trabalho de pesquisa de Alexandre Silva Lacerda e orientação do professor Rodrigo T. S. Freire; e “Mechanical and physical characterization of composites reinforced with unidirectional jute fibres and bidirectional fabrics desenvolvido por Paulo Victor de Assis com orientação do professor Márcio Eduardo Silveira”.

Já os discentes de doutorado do FQMat apresentaram os seguintes trabalhos, “Development of a novel cementitious composite for air restrictors in aerostatic thrust bearings”, desenvolvido por Fábio Assunção Rosa com a orientação do professor Tulio H. Panzera; “Exploring the impact of surface treatment by laser ablation on the strength of gfrp bonded joints”, pesquisa realizada por Luisa Fernandes Soares e orientada pelo professor Tulio H. Panzera; “Os trabalhos, A comparative study of hexagonal and circular honeycomb cells in 3d-printed sandwich panels”; e “Manufacturing and characterisation of PLA/carbon dots composite materials” foram dois estudos realizados pelo estudante Alberto Jorge Baeza Campuzano e orientados pelo professor Tulio H. Panzera.

O Grupo de Pesquisa
O CITeC é um grupo de pesquisa criado em 2011 na UFSJ para o desenvolvimento e caracterização de compósitos laminados, particulados, híbridos e estruturais constituídos por matrizes poliméricas e cerâmicas para aplicações aeronáuticas, automotivas, de lazer, construção civil e ortopédicas. Um dos pilares do grupo é a pesquisa de materiais sustentáveis ​​através do uso de fibras naturais e resíduos reciclados. O grupo se destaca pelo uso de técnicas estatísticas na avaliação de materiais compósitos, contando com um número significativo de artigos publicados em periódicos de alto impacto. Colaboradores nacionais e internacionais têm contribuído para o crescimento efetivo do grupo.

Mais informações sobre o 7th Brazilian Conference on Composite Materials podem ser encontradas no site www.bccm.com.br