Mensagem do Dia do Trabalhador

Publicada em 01/05/2026

A Universidade Federal de São João del-Rei dirige sua saudação a todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores neste 1º de Maio, ao mesmo tempo em que reconhece e valoriza a trajetória histórica de lutas responsável pela consolidação de direitos sociais e garantias trabalhistas no Brasil, desde marcos como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até as mobilizações contemporâneas em defesa de condições laborais dignas.

Elemento estruturante da vida em sociedade, o trabalho exige a garantia de respeito, dignidade, proteção legal e remuneração justa. A defesa de condições dignas de trabalho constitui não apenas um princípio, mas uma exigência para o fortalecimento da democracia, da cidadania e do desenvolvimento social.

O compromisso da UFSJ com a valorização do trabalho se expressa, entre outras frentes, no acompanhamento atento do debate em curso no Congresso Nacional sobre o fim da escala 6×1 — medida diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, da saúde e da segurança de trabalhadores (as) submetidos a jornadas exaustivas. A superação desse modelo se apresenta como passo necessário para o avanço das condições de trabalho no país, a partir do fortalecimento de políticas públicas, do diálogo social e da negociação coletiva, com participação efetiva das trabalhadoras e dos trabalhadores, bem como o movimento paredista dos TAES das Universidades Federais em prol da efetivação do acordo firmado em 2024.

Ressaltamos, também, a dedicação dos servidores públicos, representados, nas Universidades Federais, em especial na UFSJ, pelos professores, professoras, técnicos e técnicas administrativas, também pelas nossas colaboradoras e nossos colaboradores terceirizados. São esses trabalhadores (as) que participam ativamente da construção de uma sociedade justa, desde o ensino em sala de aula até o desenvolvimento de pesquisas, as ações extensionistas nas comunidades e as atividades administrativas, garantindo o funcionamento de instituições de ensino superior gratuitas e de excelência. 

Neste Dia do(a) Trabalhador(a), nossa solidariedade e respeito se dirigem a todas as categorias profissionais que, por meio de seu trabalho, sustentam e transformam a sociedade. O compromisso com a justiça social, a ampliação de direitos e a valorização do trabalho em todas as suas dimensões permanece como princípio orientador da atuação institucional.

A Reitoria