Inverno Cultural desperta todos os sentidos neste fim de semana

Publicada em 16/07/2010

Cortejo de Abertura, Mesa Redonda, Exposições, Espetáculos Teatrais, Shows, Palestras e Mostra de Vídeos. Ouvir, ver e sentir as atrações do 23° Inverno Cultural da UFSJ é o programa para o público da cidade e turistas neste fim de semana na histórica São João del-Rei.
É sábado, 17 de julho de 2010, 10h da manhã, com saída de quatro pontos da cidade com destino ao Lago do Carmo, o Cortejo de Abertura dessa verdadeira maratona cultural que a Universidade Federal de São João del-Rei, em parceria com diversas empresas públicas e privadas, proporciona a milhares de pessoas do Campo das Vertentes até o final deste mês.
No mesmo dia, porém às 17h, interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre “Espaços Alternativos para a Arte Contemporânea” poderão acompanhar uma mesa redonda a respeito, com participação de profissionais da arte visual e designer. Leandro Selister, Mutza e Gedley Braga são alguns dos convidados especiais a comparecer no Anfiteatro do Campus Santo Antônio.
Já no início da noite, às 19h, os olhares se voltam para o Solar da Baronesa, Centro Cultural da UFSJ, onde ocorre a esperada inauguração da exposição “Paisagens Sonoras: Ouvir, Ver e Sentir”, preparada por diversos artistas de reconhecimento nacional, assim como por jovens revelações do meio. Todas as atrações dessa exposição tema do 23° Inverno Cultural podem ser contempladas de forma gratuita e diariamente até dia 15 de agosto, de 8 às 20h.
As surpresas e emoções do primeiro dia do Inverno Cultural não param no Solar da Baronesa. Às 20h, o charmoso Teatro Municipal da cidade recebe o espetáculo adulto “Bê-a-bá-Brasil – Memória, sonho e fantasia”, do Grupo Oficcina Mutimédia de Belo Horizonte. Fechando o sábado em alto estilo, a diva do rock nacional, Rita Lee, se apresenta no Palco Paisagens Sonoras, localizado bem no coração da cidade, na Avenida Presidente Tancredo Neves, bem próximo ao Teatro Municipal.

Atrações dominicais

Domingo, dia de folga e lazer para a maioria das pessoas. Neste 18 de julho, graças ao Inverno Cultural da UFSJ, o que não vai faltar são atrações para todos os tipos de público.
Das 14h às 21h, na conhecida Rua da Cachaça, situada próxima ao Largo do Carmo, o movimento de incentivo à leitura e escrita poéticas, Barkaça, da cidade de Divinópolis (MG), realiza uma Exposição de Banners e intervenções poéticas: Barkaça – Poesia aos Sete Mares, que envolve apresentações musicais, saraus, debates e produção/distribuição de impressos literários de artes visuais. A exposição acontece de 18 a 22 de julho.
Já às 15h, duas atrações simultâneas. No Anfiteatro do Campus Santo Antônio, acontece uma palestra sobre as diferenças da interpretação para cinema e teatro, destacando a questão do improviso dos atores durante o processo de apresentação, a qual será ministrada pelo diretor, ator, preparador de elenco e roteirista, professor Frederico César Lopes Foroni, da cidade de São Paulo. Enquanto isso, na sala multimídia do Centro Cultural da UFSJ, haverá uma Mostra de Vídeos, na qual serão exibidos o clip produzido a partir das imagens da exposição fotográfica “Ouvir com os olhos”, de Élcio Paraíso, e o documentário “Arthur Arcuri: arquitetura e arte”, sob a direção de Adriano Medeiros da Rocha. Os interessados em apreciar mais detalhes sobre o trabalho do fotógrafo Élcio Paraíso, poderão visitar sua exposição completa que já estará disponível neste mesmo dia, a partir das 18h, no Espaço Acanto Cultural, localizado na Rua Dr. Balbino da Cunha, 19, no centro, até dia 31 de julho.
No final da tarde, às 17h, crianças e adolescentes vão se encantar com a peça “Simbá, o marujo”, do grupo Trupe de Truões, de Uberlândia (MG), que será apresentada no Teatro Municipal.
Outra Mostra de Vídeos, na sala multimídia do Centro Cultural da UFSJ e Abertura da Exposição “Casa da Xiclet”, no salão nobre da ACI – del - Rei, são as atrações das sete da noite. No Solar da Baronesa, situado no Largo do Carmo, serão exibidos vídeos ilustrativos sobre o tema do 23° Inverno Cultural, tais como: “A Visita do Olhar da Sombra”, direção de Fábio Cançado, “Retalhos Digitais 3”, direção de Rodrigo Maia e “Leque”, sob a direção de Rodrigo Maia. Já a exposição de Arte Contemporânea da paulistana Adriana Xiclet, tem colaboração de vários jovens artistas e funciona até oito de agosto, das 14h às 20h.
As duas últimas atrações do dia são para públicos diferentes. Às 20h acontece uma Leitura Comentada do livro “Modelos Vivos”, do artista visual e sonoro, Ricardo Teixeira, de Belo Horizonte, no Anfiteatro do Campus Santo Antônio. No mesmo horário, o Palco Paisagens Sonoras, na Avenida Presidente Tancredo Neves, recebe o show de MPB do Grupo Graveola e o Lixo Polifônico, também da capital mineira, prometendo surpreender o público, já que seus integrantes transitam entre estilos inovadores como o pouco-punk, meio-hippie, cult-intelectual-de-bolso e largado-sexy.
Mais informações podem ser obtidas através da página: www.invernocultural.ufsj.edu.br.