Seminário discute cuidados médicos para idosos

Publicada em 16/11/2010

No dia 19 de novembro, sexta-feira, o Grupo Interprofissional de Estudos sobre Envelhecimento realiza, em parceria com a UFSJ, o IV Seminário de Geriatria e Gerontologia de São João del-Rei. O tema escolhido, “Cuidados Paliativos ao fim da vida”, será discutido por profissionais da área de saúde e membros da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) no anfiteatro do Campus Santo Antônio.

A idealização deste seminário surgiu a partir da necessidade de discussão de pesquisas e novidades relacionadas ao envelhecimento com a área clínica e até mesmo a área médica. Nesta edição, serão tratados os cuidados com o quais profissionais da saúde devem lidar para o tratamento de doentes em período terminal, de forma que seja proporcionada mais qualidade de vida aos atendidos.

“Podemos pensar o que fazer quando nos deparamos com doenças irreversíveis, que não possibilitam mais o tratamento. Que tipo de qualidade nós podemos oferecer a estas pessoas que estão no fim da vida?”, questiona a ex-professora da UFSJ, Maria José Cassiano, uma das idealizadoras do evento.

Programação

O seminário inicia-se com o minicurso “Cuidados Paliativos no Envelhecimento”, das 15 às 17h, ministrado para profissionais em áreas de estudo como enfermeiros, fisioterapeutas, integrantes de Programas de Saúde da Família (PSF) que se interessem em aprender mais sobre os princípios básicos dos cuidados paliativos.

Às 19h, acontece a mesa-redonda “Paliação: proteção e cuidado”, com a participação da geriatra Anelise Fonseca e do filósofo e professor José Francisco Oliveira, pesquisadores renomados, integrantes da SBGG – Rio de Janeiro. Para o debate também foram convidados um médico oncologista, um pesquisador da Psicologia e um filósofo, ambos de São João del-Rei. O evento noturno é aberto a toda a comunidade, inclusive aos profissionais que atuam no ramo.

Interessados em participar do mini-curso podem realizar sua inscrição com Carol, no Hospital Monte Sião (Av. oito de dezembro, 80 – salas 2 e 3 – Tel: (32) 3373-3403) ou com Marina, no Instituto Presidente Tancredo Neves (IPTAN) pelo telefone (32) 9912-4913.