Extensão leva Robótica às escolas

Publicada em 25/11/2010

Criada em 2009, a Equipe UaiSoccer de Futebol de Robôs da UFSJ foi pioneira nas ações relacionadas à Robótica na instituição. As atividades se expandiram com a criação de dois projetos de extensão, integrando, com o embasamento teórico fornecido pelo ensino, a pesquisa e a extensão. A UaiSoccer conta com 35 alunos de nove cursos de graduação e um de Mestrado, que aplicam à tecnologia disponível o conhecimento da sala de aula, visando ao desenvolvimento de robôs autônomos capazes de jogar futebol em competições nacionais e internacionais.

Para alavancar as pesquisas, a Equipe ganhou em 2010 um incentivo financeiro importante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A aprovação no edital do Projeto Santos Dumont, que visa ao financiamento de projetos tecnológicos, disponibilizará mais de R$ 23 mil para o custeio do Futebol de Robôs na UFSJ.

Lego nas Escolas

Um dos projetos ligados à UaiSoccer, A Robótica e a inclusão digital: uma visão extensionista, do Grupo de Controle e Modelagem (GCOM), leva Robótica Educacional às escolas públicas de Ensino Médio e Fundamental da região das Vertentes, com objetivo de atrair a atenção de alunos e professores para o desenvolvimento de tecnologias e para os cursos de engenharia. Para isso, é utilizado o kit de Educação Tecnológica LEGO Educacional. Os alunos das escolas são inseridos no universo das ferramentas de lógica computacional e da manipulação de robôs autônomos móveis.

São beneficiadas a Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos, em Barroso (MG), e as escolas estaduais Prof. Iago Pimentel e Governador Milton Campos, em São João del-Rei. Segundo o bolsista Maurício Vieira Sousa, “o objetivo do projeto é integrar alunos de Ensino Médio e Fundamental com a Universidade, através do ensinamento de princípios básicos da robótica, apresentados de uma forma simples e pedagógica". A professora Priscila Andrade, representante da Lego Educacional em São João e que coordena projetos semelhantes no município há sete anos, considera que o mais importante “é desenvolvermos com nossos alunos sociabilização, postura empreendedora, flexibilidade e capacidade de solucionar problemas”.

O Grupo é orientado pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel), Erivelton Nepomuceno, Gleison Amaral e Márcio Barroso, e tem como bolsistas, além de Maurício Vieira Sousa, os alunos Gabriela Reis e Henrique Ribeiro, todos de Engenharia Elétrica.

Olimpíada de Robótica

Outra iniciativa ligada à Equipe UaiSoccer é o Projeto de Extensão A multidisciplinaridade da robótica aplicada ao desenvolvimento de crianças e adolescentes e a criação da ORCV – Olimpíada de Robótica do Campo das Vertentes, que promove, através da Robótica Educacional, o estudo de conceitos multidisciplinares, como Física, Matemática e Geografia, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. O programa oferece aos alunos das escolas ferramentas adequadas para realização de projetos, com a possibilidade de explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

O projeto terá como desdobramento a I Olimpíada de Robótica do Campo das Vertentes (ORCV), que apresentará filmes relacionados à robótica, oficinas para montagem de robô com material reciclável e sucata, apresentações de robôs feitos com Lego, dentre outras atividades. O evento acontece dia 27 de novembro e terá a participação de 70 alunos do Ensino Fundamental e Médio de oito escolas, divididos em dez equipes. A abertura ocorre às 9h no Anfiteatro do Campus Santo Antônio, com palestra do professor do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial, Flavio Tonidandel, Phd em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo.

Esse projeto, organizado por três alunos da UaiSoccer, André Ottoni, Bárbara Lisboa e Lívia de Fátima, tem a orientação do professor Erivelton Nepomuceno (Depel).

UaiSoccer é a quarta melhor da América Latina

A Equipe UaiSoccer Futebol de Robôs da UFSJ, em sua primeira participação em competições, conquistou o 4º lugar entre as equipes da América Latina e 3º entre as brasileiras na Competição Latino Americana de Robótica (Larc), que aconteceu em outubro, em São Bernardo do Campo (SP). A equipe foi elogiada pelo professor Ângelo Gurzoni Jr. (FEI), coordenador da competição na categoria Small-Size F180, que considerou o UaiSoccer a mais organizada.

A Larc reuniu cerca de 700 estudantes da área de engenharia, de oito países diferentes, divididos em 234 equipes. “Foi uma experiência extremamente rica e que será lembrada por muito tempo por quem participou do evento”, declara o estudante de Engenharia Elétrica da UFSJ, Taumar Morais, capitão do UaiSoccer.

Em setembro de 2011, a UFSJ sediará o X Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI), promovido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Paralelamente, acontecerá a IX Competição Brasileira de Robótica (CBR), na qual a UaiSoccer será anfitriã. Informações: Anna Carolina Slaibi (Departamento de Publicidade, Marketing e Patrocínio da UaiSoccer), (32) 8827-2725, annacslaibi@yahoo.com.br