Curso na UFSJ aborda língua de sinais

Publicada em 28/04/2011

Com o objetivo de estudar a gramática da língua de sinais, a UFSJ oferece o curso de Estudos de Libras, aberto a toda comunidade. Iniciado no último dia 25, a capacitação é ministrada pela professora Cleuzilaine Vieira da Silva (Delac) em todas as segundas-feiras, às 19h, na sala 3.34 do Campus Dom Bosco.

De acordo com a professora, o curso foi uma proposta da Associação de Surdos de São João del-Rei (ASSJR). “A gente precisa de um curso de instrutor para surdos, diziam. Como a UFSJ se dispôs a abrir este espaço, eu propus um estudo da gramática da língua de sinais”, explica.

Para a participação no curso, não é necessário o conhecimento da língua dos sinais. “Não é preciso ter noção, pois, durante a aula, eu faço a interpretação das libras aos presentes. É interessante a participação de todos para o conhecimento da estrutura da linguagem dos surdos”, afirma.

O curso é também desenvolvido através da tecnologia visual. Por meio de vídeos é possível o aprendizado mais dinâmico da linguagem com ou sem uso de legendas. “Os vídeos facilitam a compreensão aos participantes, porém ainda não estamos utilizando ainda a parte escrita”.

Os estudos da linguagem de libras é uma das ações do Programa de Formação Pedagógica Continuada – PFPC, coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da UFSJ. “Os professores da universidade vão ter contato com os surdos na sala de aula. O professor que participa do PFPC terá uma noção da língua, como é comunicada”, conclui.