Primeira Semana Acadêmica do Campus Sete Lagoas supera expectativas, avalia diretor

Publicada em 24/10/2011

A I Semana Acadêmica de Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos da UFSJ (SEACAD) superou as expectativas dos organizadores ao receberem 310 inscritos, além da participação massiva da comunidade externa. A informação é do diretor do Campus Sete Lagoas (CSL), professor Iran Dias Borges.
O tema “Sustentabilidade e Empreendedorismo nas Engenharias de Alimentos e Agronômica”, a SEACAD contou com a participação de pesquisadores da Embrapa, Epamig, Emater e professores do Campus Sete Lagoas.
Abordando um panorama geral do agronegócio no mundo, no Brasil e em Minas Gerais, o subsecretário do Agronegócio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Baldonedo Arthur Napoleão, incluiu, em sua palestra, perspectivas atuais e futuras da área. A mesa de abertura ainda contou com as presença do reitor, professor Helvécio Reis, do chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro, do professor Iran Dias Borges , dos coordenadores dos cursos de Agronomia e Alimentos, Silvino Guimarães Moreira e Christiano Vieira Pires, do deputado federal Márcio Reinaldo, além dos diretores da Embrapa, Chefe Administrativa da Epamig, Waldenia Diniz e do vereador Milton Saraiva.
Durante os três dias de evento, a SEACAD disponibilizou para a comunidade acadêmica, palestras e mini cursos nas áreas de Agronomia e Alimentos proferidas por palestrantes da Embrapa, UFSJ, UFV, GTA, True Mix, Frigirifico Schroeder. A Semana também contou com discussões realizadas por membros do Conselho Regional de Química (CRQ) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), que tinham o intuito de expandir o conhecimento oferecido pela academia para se adaptar ao dinamismo do mercado.
O documentário “O veneno está na mesa”, teve sua estréia com lotação máxima no auditório do Núcleo de Informação para o Agronegócio (NIA). Idealizado pelo cineasta Sílvio Tendler, o filme aponta problemas causados pelo uso excessivo e indiscriminado dos agrotóxicos no Brasil. Após a exibição, o diretor do Campus e os professores Mucio Tosta, Fernando Tinoco da Emater, Walter Matrangolo da Embrapa e demais autoridades e pesquisadores da Embrapa, Epamig e Emater, se reuniram para a realização de uma mesa redonda, sem esquecer da efetiva colaboração dos alunos inscritos.
A palestra de encerramento ficou na responsabilidade do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Murilo Cruz Leal, que lançou dois livros no evento. “Didática da Química: Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio” e “Sonetos de Hidrogênio”.
O professor Iran Dias Borges, em nome da coordenação, agradece a presença dos alunos do bacharelado em Biossistemas de São João del-Rei que prestigiaram a Semana Acadêmica, e ao professor Mucio Tosta, que se empenhou para que a SEACAD acontecesse. “Um agradecimento, em especial, faço a todos os estudantes do Campus Sete Lagoas que compareceram em massa para fortalecer a Semana. Eventos dessa natureza serão sempre apoiados no Campus”, prevê o diretor.