Centro Cultural da UFSJ é palco da exposição Ressonâncias III

Publicada em 29/10/2013

O Solar da Baronesa recebe nesta quinta-feira, 31, às 20h, a abertura da exposição Ressonâncias III: Itinerâncias: Workshop Portugal/São Paulo/Minas Gerais. O projeto, idealizado pela portuguesa Virgínia Fróis, tem coordenação geral de Lalada Dalglish, do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de São Paulo, responsável também pela curadoria, em conjunto com Zandra Miranda, professora do curso de Artes Aplicadas da UFSJ.

A exposição tem como base uma experiência prévia em São Paulo, aplicada agora a 20 artistas da UFSJ, utilizando o simbolismo da transformação de “ouro em chumbo”, desprendendo-se das limitações individuais para atingir os valores coletivos e universais. “É o resultado de um processo de criação coletiva, um workshop ministrado por uma ampla equipe de alunos da pós-graduação da Unesp, e que aconteceu em quatro finais de semana do mês de julho”, explica Zandra Miranda, uma das responsáveis pela curadoria e organização do projeto.

Como uma celebração do ano de Portugal no Brasil, em 2012, Virgínia Fróis, artista, produtora, pesquisadora e docente da FBa/Faculdade de Belas artes da Universidade de Lisboa, levou o evento artístico-acadêmico Três Poéticas Dissonantes ao IA de São Paulo, divulgando a escultura portuguesa contemporânea em evento paralelo à Bienal de artes de São Paulo. Na exposição, a artista criou uma obra coletiva onde compartilha com 14 artistas do Instituto as ideias que vinha desenvolvendo em Portugal, partindo de moldes da cabeça dos participantes como poética, forma e processo criativo, explorando os vazios existenciais, segredos e enigmas de cada um como potência para gerar objetos artísticos.

Virgínia Fróis recorre à poesia de João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina, para sintetizar Ressonâncias: “saltar para dentro da vida, dar o seu primeiro grito. Um renascer, um emergir, leve e alegre”.

A edição brasileira do projeto é resultado da oficina ministrada por alunos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp, realizada em parceria com alunos na Universidade Federal de São João del-Rei.

O período de exposição no Centro Cultural vai de 31 de outubro a 24 de novembro, das 8 às 20h. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site projetoressonanciasitinerancias.blogspot.com.br e a página no Facebook, www.facebook.com/Ressonancias.