Professor e alunos do CCO/UFSJ lançam livro sobre dependência química

Publicada em 15/07/2014

No próximo dia 27 de julho, será lançado em Divinópolis o livro “Dependência Química: etiologia, tratamento e prevenção”, fruto do trabalho do professor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Richardson Miranda Machado, e alunos do Programa de Educação Tutorial “Da Loucura a Ciência”, também do CCO. A cerimônia oficial de lançamento acontece durante da programação do 27º Inverno Cultural da UFSJ, às 19h, no Teatro Usina Gravatá.

O livro oferece um rico debate sobre os aspectos históricos, culturais e sociais da dependência; a epidemiologia do uso, do abuso; a avaliação e identificação da dependência; as medidas farmacológicas e/ou outras formas de intervenção para reduzir/cessar o uso; e as formas de prevenção ao uso e do abuso de cada uma das drogas mais utilizadas na atualidade.

O PET “Da Loucura a Ciência” trabalha para maximizar os conhecimentos trazidos pelos alunos que ingressam na Universidade, possibilitando efetivar a sua inclusão nos programas de aprendizagem e promover as diretrizes curriculares do curso de graduação em Enfermagem da UFSJ/CCO. O Programa possui como linha mestre a saúde mental, através da qual são abordados assuntos que vão desde a biologia e química até português, literatura, história e conhecimentos gerais.