Nota de Falecimento

Publicada em 27/07/2015

O servidor aposentado da UFSJ, o musicólogo Aluízio José Viegas, faleceu hoje, 27 de julho, em Nova Lima. Aluízio Viegas contribuiu com a disseminação e revitalização da música sacra mineira, atuando como flautista, violoncelista e contrabaixista na Orquestra Lira Sanjoanense.

Além de musicólogo, Aluízio frequentou e manteve colaboração profissional com o Museu da Música de Mariana, onde foi responsável pela elaboração de diversos trabalhos desde 1976, com destaque para o projeto Acervo da Música Brasileira (2001-2003).

Com seus trabalhos contribuiu para a preservação do patrimônio histórico-musical brasileiro,deixando legado de dedicação à música e à UFSJ. O seu sepultamento será em São João del-Rei.

Aluízio José Viegas era tio do professor da UFSJ Marco Túlio Raposo e dos técnicos-administrativos César Augusto Viegas da Silva e Éverton Tirado Viegas.

O corpo será velado na sede da Orquestra Lira Sanjoanense (Rua Santo Antônio, Centro) de onde será levado amanhã, terça-feira, para missa de corpo presente na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, às 10h. Ao final da celebração, sepultamento no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo.