Jovens músicos BDMG que vêm da UFSJ

Publicada em 29/06/2016

Dois alunos do curso de Música da UFSJ foram selecionados no concurso Jovem Músico BDMG 2016. Octávio Deluchi, violonista, e Paulo Eduardo Almeida, que é saxofonista, apresentam-se no dia 12 de julho, às 19h30, na sala Juvenal Dias, Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Paulo Eduardo estará acompanhado pelo pianista Wagner Sander; já Octávio toca solo repertório composto por músicas eruditas. A entrada é gratuita.

Para Octávio Deluchi, é muito gratificante ver seus esforços reconhecidos. “É uma porta que se abre, e que ao mesmo tempo nos dá novas oportunidades, tanto profissionais quanto de conhecer pessoas extremamente competentes e dedicadas.” Sobre o repertório, ele conta que está sendo construído de forma gradativa, com músicas de nomes de peso como Villa-Lobos, Bach e Joaquin Rodrigo.

Já para Paulo Eduardo Almeida, a vitória veio num momento importante de sua vida. “Estou voltando minha carreira primeiramente para performance, em segundo lugar para ser um educador musical. É o resultado do esforço do trabalho que venho desenvolvendo”, comenta. Em seu repertório serão incluídas as peças Fantasia para Saxofone Soprano e Orquestra, de Heitor Villa-Lobos, e Concertino para Saxofone Soprano e Orquestra, de Paul Harvey.

O Prêmio Jovem Músico BDMG

Desde 2000, o Jovem Músico BDMG oferece aos músicos mineiros ou residentes no estado há mais de dois anos, a oportunidade de se apresentar na sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes. Os participantes recebem, também, apoio de assessoria de imprensa e material de divulgação. Para concorrer ao programa, pioneiro no gênero, o músico deve ter até 25 anos e ser cantor ou instrumentista. Os candidatos participam de uma audição, na qual apresentam um breve repertório de música clássica para a comissão julgadora, formada por profissionais conceituados.

Pela série de recitais já passaram estudantes de música de diversas cidades mineiras, uma amostra da inesgotável fonte de talentos do cenário erudito no estado. A série apresenta ao público promessas da música e proporciona um espaço que permite a participação de músicos da capital e do interior do estado.

Acesse aqui para conhecer os vencedores e visite a página do Prêmio