Pesquisa da UFSJ caracteriza marcadores inéditos de DNA do peixe dourado

Publicada em 08/09/2016

Uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São João del-Rei conseguiu um feito inédito. Em sua dissertação de Mestrado, Lívia Izabela Caputo desenvolveu 47 novos marcadores microssatélites do Salminus brasiliensis, conhecido popularmente pelo nome de dourado. Até então, a ciência só havia identificado oito desses marcadores. O trabalho teve orientação do coordenador do grupo de pesquisas em Recursos Genéticos da UFSJ, professor Gabriel de Menezes Yazbeck, e foi publicado em setembro no periódico internacional Conservation Genetics Resources (clique aqui para acessá-lo).

A descoberta aumenta em cinco vezes a disponibilidade de marcadores de DNA microssatélite para a espécie de dourado que ocorre no Rio da Mortes e em toda bacia do Alto Rio Paraná, onde está o Rio Grande e o Rio das Mortes. O dourado é considerado uma das espécies de peixes mais emblemáticas da piracema e uma das mais apreciadas por pescadores amadores e profissionais. Para a identificação dos novos marcadores foi utilizada a técnica de sequenciamento de DNA de nova-geração (NGS), capazes de revelar um genoma completo por meio de métodos moleculares e bioinformáticos elaborados.

A iniciativa teve apoio das alunas do curso de graduação em Zootecnia da UFSJ, Leiliane Carvalho e Zélia Teixeira, e colaboração do pós-doutorando Fausto Carmo, e financiamento da Fapemig e da Cemig.

Peixes de piracema

Os resultados do grupo da UFSJ se somam àqueles obtidos em anos anteriores, para outras espécies de piracema: além do desenvolvimento dos primeiros marcadores moleculares para a piracanjuba (Brycon orbignyanus), peixe de piracema praticamente extinto na natureza, a UFSJ é responsável pela obtenção do primeiro genoma mitocondrial completo para a família dos piaus (Anostomidae).

A elucidação de aspectos genéticos dessas espécies migratórias de peixes possibilita o desenvolvimento de ferramentas com pronta aplicação na aquicultura e sua conservação. Espécies de piracema são ameaçadas por uma série de fatores que incluem a eliminação de esgotos urbanos e industriais nos rios, poluição de pesticidas dos sistemas hídricos, pesca predatória, desmatamentos da vegetação ribeirinha, além da interrupção de suas rotas migratórias e alteração do habitat causadas pela colocação de empreendimentos de geração hidrelétrica. O desenvolvimento da pesca e aquicultura sustentáveis tem grande potencial na microregião de São João del-Rei, devido à importância do Rio das Mortes como um dos últimos refúgios livres de barramentos na bacia.

XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes