Para contextualizar a crise econômica, Dceco promove debate

Publicada em 09/09/2016

Poucos assuntos têm afligido tanto os brasileiros quanto as atuais crises econômica e política. Entre as crises, posiciona-se boa parte da população, que têm acesso basicamente à narrativa oferecida pela grande mídia nacional. Para garantir mais elementos que fomentem a discussão na sociedade, o Departamento de Ciências Econômicas da UFSJ (Dceco) promove, nos dias 20 e 21 de setembro, a segunda edição do debate "Dimensões e perspectivas da crise econômica e política brasileira".

Como em todo momento de incerteza e risco, o atual contexto de crise pode induzir boa parte dos agentes econômicos a um estado de pânico, em virtude da leitura equivocada dos acontecimentos. Emerge daí a relevância de estimular a sociedade a debater e refletir sobre o tema a partir do entendimento da dinâmica econômica e da contextualização do quadro pertante o sistema internacional.

Confira, abaixo, a programação, que acontece sempre no Teatro do Campus Tancredo Neves (CTAN). Mais informações: www.ufsj.edu.br/dceco/ii_debate.php

20/9, terça-feira
19h – Cerimônia de abertura
19h30 - Sessão temática: "Panorama internacional após a crise de 2008". Com professor Thiago Periard do Amaral (Dceco/UFSJ), "A situação da economia mundial no pós-crise", e professor Igor Fuser (UFABC), "A cena da geopolítica internacional desde 2008".

21/9, quarta-feira, 21 de setembro
19h - Sessão temática: "Economia brasileira: situação atual e perspectivas". Com professor Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho (PUC/SP), "A situação da economia brasileira no pós crise de 2008", e professora Daniela Almeida Raposo Tavares (Dceco/UFSJ), "Situação e alternativas para retomada do crescimento da economia brasileira".