Uma visita virtual à Bacia do Rio Grande

Publicada em 09/09/2016

O consumo consciente da água é assunto de grande visibilidade em tempos de escassez. O desafio tem sido como transformar a abordagem do assunto em algo atrativo e eficaz. O professor do curso de Geografia da UFSJ, Vicente Leão, em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) da instituição, desenvolveram o Projeto Águas do Rio Grande, que será lançado nesta terça, 13 de setembro, às 19h, na Escola Estadual Garcia de Lima, em São João del-Rei. O projeto constitui-se de uma “visita virtual educativa à Bacia Hidrográfica do Rio Grande”, e pode ser acessado por este link.

A partir de fotos aéreas realizadas por drones ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, partindo das Serras de São José e do Lenheiro, em São João del-Rei, até Capitólio (MG), foram produzidas imagens que permitem aos alunos acessarem vários pontos da bacia. Também foram filmadas atividades em sala de aula com os alunos das Escolas Garcia de Lima e Pio XII, com a participação das profesoras Inêz Carvalho e Luciana Tavares. Dessa forma, acredita Vicente, pode-se perceber como ocorre a ligação dos elementos da natureza com o ciclo da água, e como os impactos ambientais gerados pelo homem podem trazer consequências negativas para a sociedade.

Esse produto, financiado pelo Life/Capes, será disponibilizado para professores e alunos da escola básica. O objetivo é construir um ambiente virtual por intermédio do qual o aluno possa, ao interagir com o computador, entender como ocorre o ciclo da água e a dinâmica de funcionamento de uma bacia hidrográfica. É, também, uma forma de incluir os graduandos da licenciatura em Geografia no ensino voltado para a área. “O projeto auxilia os futuros professores no entendimento de que não basta dominar um conteúdo, é preciso buscar sempre formas alternativas de comunicar esse saber”, salienta Vicente.

Life/Capes

O Life constitui um espaço de uso comum das licenciaturas da UFSJ e destina-se a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores e a escola básica, incentivando o desenvolvimento de metodologias voltadas para questões como: formação de professores e alunos da escola básica; inovação das práticas pedagógicas; formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura; elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC's); e articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica. Fazem parte do núcleo gestor do Life/UFSJ os professores Heitor Antonio Gonçalves (coordenador), Vicente de Paula Leão e Adilson Siqueira.