Harmonia Enlouquece: do centro psiquiátrico aos palcos

Publicada em 16/09/2016

Formado por pacientes do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, o grupo Harmonia Enlouquece apresenta, a partir da música, o cotidiano dos hospitais. Com canções próprias e interpretações de canções populares, o grupo doa o corpo e a voz aos "delírios musicais" que invadirão o Centro Cultural UFSJ nesta sexta, 16, às 22h.

Em 1998 foi criada no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (CPRJ) e oferecida aos pacientes uma oficina coordenada pelo psicólogo e musicoterapeuta Sidnei Martins Dantas, chamada “convivendo com a música”. O desejo eraoferecer um espaco onde os envolvidos pudessem vivenciar diversas atividades sonoro musicais, expressando-se, criando, comunicando-se.

No final de 2000, alguns pacientes começaram a compor. Em 2001, era formado o Grupo Harmonia Enlouquece, que estreiou em abril do ano seguinte, no Dia Mundial da Saúde. As composições falam da história de vida dessas pessoas. De quebra, ainda é possível ver interpretações do cancioneiro popular.

Harmonia Enlouquece ganhou seu primeiro prêmio nacional em 2006, no “Festival além dos limites” da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Ao longo de sua história, foram três álbuns gravados e 42 pacientes que integraram o grupo em algum momento passado. Para alguns, o resultado vai além do palco: redução no número de internação dos integrantes e melhora na adesão ao tratamento.