Unindo engenharias às causas socioambientais de Ouro Branco

Publicada em 27/10/2016

Imagine sua cidade vivendo um salto de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Agora imagine como as engenharias podem ajudar a tornar tudo isso realidade. Certamente os idealizadores do Projeto Imagine pensaram nessa conexão. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos socioambientais na cidade e na região.

O Imagine pretende realizar evento que apresente projetos socioambientais de alunos do CAP que melhorem a qualidade de vida da população. Os projetos que serão apresentados devem ser de cunho socioambiental e envolverem o menor custo possível. Também devem ser trabalhados em cima do tema que será pré-estabelecido em edital, e que permitem a transdisciplinaridade no seu desenvolvimento. A abertura de edital para recebimento das propostas está previsto para fevereiro.

Com a execução do Imagine, espera-se desenvolver a construção de engenharias mais aplicadas às ciências sociais, além da aproximação entre as entidades envolvidas e aplicação do conhecimento tecnológico diretamente para a comunidade ourobranquense. Assim, procura-se promover a proximidade da universidade com a sociedade, aplicando os conhecimentos acadêmicos para resolução de problemas reais.

O projeto é idealizado pela aluna de Engenharia de Bioprocessos da UFSJ, Fernanda Vaz Moreira, com o apoio do Diretório Acadêmico do Campus Alto Paraopeba (CAP), da ONG Engenheiros Sem Fronteiras e de entidades públicas de Ouro Branco,

Apoio da prefeitura

No dia 11 deste mês, reuniram-se representantes da Prefeitura de Ouro Branco, do Diretório Acadêmico Engenharias da UFSJ, do Engenheiros sem Fronteiras (Núcleo Ouro Branco) e do projeto Imagine. Os alunos apresentaram o Projeto Imagine e solicitaram apoio ao seu desenvolvimento, prontamente aceito pela prefeita Cida Campos, que elogiou a iniciativa dos estudantes. A Prefeitura, tendo por base o convênio já firmado entre o Município de Ouro Branco e a Universidade Federal de São João del-Rei, prestará apoio aos estudantes para a implantação do Imagine.