Colabore: o que pensamos sobre a Reforma do Ensino Médio?

Publicada em 28/10/2016

Na quinta-feira, 27, professores, técnicos e estudantes participaram de debate, na UFSJ, sobre a Reforma do Ensino Médio. Agora, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) recebe colaborações para a elaboração de documento sobre o tema. O texto será entregue ao conjunto das universidades federais. Para contribuir, preencha este formulário até o dia 2 de novembro, já que, no dia seguinte, às 19h, no Teatro do Campus Dom Bosco, um novo encontro está marcado para concluir o documento. A entrada é aberta a todos os interessados.

No último debate, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Écio Antônio Portes, apresentou a Medida Provisória 746/2016, que institui a Reforma. Écio apontou como problema o aumento de carga horária total sem perspectiva de investimento, associado à diminuição da carga horária dedicada à Base Nacional Comum Curricular. A Reforma não toca em questões essenciais, segundo Écio, como a federalização e o investimento no professor, e abre espaço para contratação por notório saber. Professores que estiveram presentes manifestaram pela necessidade de uma reforma ou até uma reconstrução do ensino, porém repudiaram a imposição das mudanças por Medida Provisória, sem vasta discussão prévia.

Os veículos de comunicação oficiais da UFSJ acompanham o debate e trarão mais informações sobre o tema em breve.