Mais premiados na Feicintec: tratamento de resíduos sólidos urbanos

Publicada em 01/11/2016

Na segunda-feira, 31, divulgamos a premiação, na 4ª Feicintec, do projeto "Dispositivo magnético para comunicação de surdocegos", da Engenharia Elétrica da UFSJ. Hoje, trazemos mais um trabalho premiado da Universidade Federal de São João del-Rei: "Tratamento térmico alternativo da matéria orgânica de resíduos sólidos urbanos” alcançou o terceiro lugar.

O tratamento tem como objetivo minimizar os impactos gerados pela disposição inadequada da matéria orgânica presente nos resíduos sólidos urbanos a partir de tratamento alternativo. Foi construído um reator de pirólise de baixo custo a fim de pirolisar a matéria orgânica dos RSU. Os carvões obtidos apresentaram características que os tornam potenciais fertilizantes economicamente viáveis.

O projeto é vinculado ao grupo PET BioSus. Participam as alunas da Engenharia Química da UFSJ Brenda Sedlmaier Costa Coelho, Cíntia de Souza Gonzaga, Estefânia Carvalho Esteves Santos e Leila da Costa Lopes, orientadas pelo professor Ênio Nazaré de Oliveira Júnior.