Dom Bosco recebe encontro sobre democracia, política e psicologia social

Publicada em 04/11/2016

Acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro o XX Encontro da Abrapso Minas no Campus Dom Bosco. O evento procura debater acerca das formas mais democráticas de se fazer política e suas interfaces com a Psicologia Social. As inscrições e demais informações podem ser encontradas no site.

A organização do Encontro vê que, na conjuntura política atual, é relevante a realização de um evento que permita trocas acadêmicas entre pesquisadores e pesquisadoras, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais, de modo que compartilhem conhecimentos e práticas, relatando análises críticas de investigações e experiências.

Também consiste em uma importante oportunidade de se debater e encaminhar proposições às instâncias governamentais. Defende, ainda, que a inserção da Psicologia Social no âmbito das políticas públicas deve incluir abordagens teóricas e práticas, engajadas com a transformação social.

Abertura

Na programação, minicursos, palestras, lançamento de livros, cinema, debate. Na conferência de abertura, falam sobre "democracia, política e psicologia social: rupturas e consolidações" a ex-reitora da UFSJ, professora Valéria Kemp; o professor da UFU e presidente da Abrapso, Emerson Fernando Rasera, e o professor da UFSJ e vice da Abrapso Regional Minas, Marcos Vieira Silva.

Abrapso

Fundada em 1980, a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) constitui-se em importante espaço de intercâmbio e posicionamento crítico frente a perspectivas naturalizantes e a-históricas de produção de conhecimento e intervenção política em nossa sociedade. É composta por profissionais (pesquisadores, psicólogos, militantes, gestores públicos) e estudantes (em processo de graduação ou pós-graduação) que, por meio do ensino, investigação, aplicação ou difusão, contribuem para o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil.