NOTA DE ESCLARECIMENTO<br /><br />

Publicada em 12/11/2016

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei vem a público esclarecer as comunidades acadêmica e externa sobre o assalto ocorrido na madrugada deste sábado, 11 de novembro, no Campus Dom Bosco. Nove assaltantes fortemente armados arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil situado naquele Campus, depois de render a vigilância e se apossar de seus uniformes, fazendo-a refém, juntamente com 40 alunos hospedados no Dom Bosco em razão de congresso de Psicologia que ali se realizava. Também ficaram retidos um estudante da UFSJ que monitorava sua pesquisa no Departamento de Ciências Naturais e o motorista da van que transportava os estudantes presos.

A Polícia Militar suspeita tratar-se de quadrilha especializada nesse tipo de assalto, não só pelas armas que portavam, mas também pelas atitudes e procedimentos durante a ocorrência. Os reféns ouviram os criminosos dizer que viajaram 700 km até chegar ao Campus Dom Bosco. As estatísticas de assaltos a caixas eletrônicos são expressivas no Estado de Minas Gerais, e vêm se disseminando por cidades do interior. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a meados de julho deste ano foram violados pelo menos 91 caixas eletrônicos, média de um ataque a cada 2,1 dias.

Todos os reféns passam bem, e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está em contato com as vítimas para oferecer apoio. Quem precisar, deve ligar para (35) 99812-8948. Reitoria e instituições bancárias dialogam para tentar evitar esse tipo de crime dentro dos campi.