Estude na UFSJ

Publicada em 25/01/2017

Instituição oferece 1.770 vagas no Sisu 2017/1

Até o dia 27 de janeiro estão abertas as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a extinção do vestibular na UFSJ, essa é a principal forma de ingresso nos cursos oferecidos pela instituição. No total, são 1770 vagas para o primeiro semestre nos seis campi da UFSJ destinadas ao Sisu. O Sistema utiliza a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de avaliação.

Serão selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas oferecidas para cada curso, e disponibilizada uma lista de espera para preenchimento das vagas restantes, caso haja alguma desistência. O resultado da primeira chamada (Chamada Regular) sai no dia 30 de janeiro, segunda-feira.

Alunos interessados têm até o dia 27 de janeiro, às 23h59, para se candidatarem. Para isso, devem acessar o site do Sistema (Sisu) na data prevista com o número de inscrição do Enem 2016 e a senha utilizada para acesso ao portal. As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet.

Lista de espera e chamadas

Além da Chamada Regular do Sisu, a UFSJ fará mais quatro chamadas, a partir da lista de espera, sendo três chamadas on-line e a última será a Chamada Presencial. Confira o cronograma completo aqui.

Para participar da lista de espera, o candidato terá que manifestar interesse, acessando o site do Sistema (Sisu) no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro. A Comissão Permanente de Vestibular da UFSJ (Copeve) ressalta que a lista de espera é gerada somente pela primeira opção do candidato, não tendo como alterar, nesta etapa, por isso recomenda que o candidato esteja bem consciente ao fazer sua escolha.

Feita a manifestação para participar da lista de espera, o candidato deverá ficar atento a este site, para não perder o prazo das chamadas e matrículas posteriores.

O que é o Sisu

O Sisu, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), possui duas edições anuais que acontecem no início de cada semestre letivo. Para se inscrever, o aluno deve ter feito a edição 2016 do Enem. O processo seletivo possui uma única etapa em que o candidato escolhe duas opções de curso dentre as instituições participantes e indica se deseja concorrer às vagas destinadas para ampla concorrência ou para as políticas afirmativas.

Confira abaixo os cursos da UFSJ disponíveis no primeiro semestre de 2017:

São João del-Rei:
Campus Santo Antônio (CSA): Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Matemática
Campus Dom Bosco (CDB): Ciências Biológicas, Filosofia, Física, História, Letras, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Química
Campus Tancredo Neves (CTAN): Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Aplicadas (*), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Educação Física, Geografia, Música (*), Teatro e Zootecnia

(*) Os cursos de Artes Aplicadas e Música não entram no Sisu. É feito um processo seletivo simplificado, pela UFSJ, separado do Sisu - saiba mais.

Ouro Branco/Congonhas:
Campus Alto Paraopeba (CAP): Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química

Divinópolis:
Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO): Bioquímica, Enfermagem, Farmácia, Medicina

Sete Lagoas:
Campus Sete Lagoas: Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Interdisciplinar em Biossistemas

Para mais informações sobre ingresso na UFSJ pelo Sisu, acesse este link.