III Seminário Internacional Casa Aberta explora os caminhos da palavra

Publicada em 02/02/2017

O Casa Aberta, grupo de pesquisa e extensão coordenado pela professora Juliana Mota, do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ (Delac), prepara o III Seminário Internacional Casa Aberta. O evento tem a participação de artistas italianos, nacionais e professores de diversos locais do país. O Seminário explora texto e musicalidade como tema desde sua primeira edição.

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro o público terá a oportunidade de apreciar espetáculos que se alternam entre palavra falada e palavra cantada, palestras, lançamento de livro, ensaio aberto, mesa redonda e oficinas. O tema principal desta edição são os caminhos da palavra, e o Seminário pretende facilitar e ampliar as relações entre os profissionais e estudantes de Teatro e Música, além de abrir diálogo com a comunidade artística externa.

O público também pode ver o resultado de experimentos cênicos realizados pelo grupo Casa Aberta. O evento exibe os espetáculos "Matriz" e "Quintal", circulados na abertura e encerramento do Seminário, respectivamente. Para quem tem interesse em participar das oficinas, a boa notícia é que a inscrição é gratuita e deve ser enviada ao e-mail casaaberta@ufsj.edu.br.

Confira programação, que acontece no Laboratório de Prática Teatral, Sala 102 do Reuni III, Campus Tancredo Neves (CTAN) da UFSJ, em São João del-Rei:

Dia 22
19h Apresentação do espetáculo “Motriz”
20h Mesa-redonda com Francesca della Monica, Maurizio Donadoni, Ernani Maletta, Vinícius Albricker e Juliana Mota. Tema: “Os caminhos da palavra na cena teatral”

Dia 23
14h Oficina “Arqueologia do texto”, com Francesca della Monica
16h30 Oficina “Os mensageiros da tragédia”, com Maurizio Donadoni
19h Palestra/Lançamento do livro “Atuação polifônica: princípios e práticas”

Dia 24
10h30 Ensaio aberto do espetáculo “Motriz”, em diálogo com a sonoplastia gravada proposta por Vinícius Albricker.
14h Oficina Arqueologia do Texto com Francesca della Monica
16h30 Oficina “Os mensageiros da Tragédia”, com Maurizio Donadoni
19h Apresentação da cena “Quintal”