Alunos da Música apresentam marchinhas de Carnaval no Largo do Carmo

Publicada em 09/02/2017

Alunos do curso de Música da UFSJ, sob a coordenação da professora Valéria Braga, apresentam um show de marchinhas no Largo do Carmo, Centro Histórico de São João del-Rei. Valéria uniu os alunos de Canto Popular e de outras áreas da música para realizar a ideia de resgatar as marchinhas de carnaval.

A professora explica que as marchinhas surgiram no começo do século XX e traziam em suas letras motes de cunho político-social. As marchinhas, ressalta, são peças importantes para a expressão de valores e ideias a partir da música. Além disso, fazem parte da história da música popular brasileira.

O repertório terá clássicos como Máscara Negra, Bandeira Branca e Cabeleira do Zezé. Ao todo, 35 marchinhas serão tocadas. A ideia, diz Valéria, é fazer com que pessoas que nunca pularam carnaval conheçam mais sobre a cultura por trás data festiva.

A apresentação ocorre no dia 14 de fevereiro, às 20h, no Barteliê, Rua da Cachaça, Centro Histórico.