Desenvolvendo, construindo e pilotando carrinhos de rolimã

Publicada em 10/02/2017

O fim do período é sempre um momento de tensão para os estudantes. Para os alunos da disciplina de Dinâmica, do quarto período do curso de Engenharia Mecânica da UFSJ, a tensão se transformou em adrenalina, numa competição de carrinhos de rolimã, que aconteceu na última quinta-feira (9), no Campus Santo Antônio.

Coordenados pelo professor Túlio Panzera, os futuros engenheiros desenvolveram um projeto teórico para desenvolvimento dos carrinhos: a parte mecânica, o estudo do movimento e do percurso a ser cumprido, englobando o conteúdo visto ao longo do curso. Além disso, os alunos também estiveram envolvidos com a parte prática, de construção dos carrinhos e competição. Esse projeto foi o trabalho final dos alunos na disciplina.

O professor explicou que, até o semestre passado, os estudantes desenvolviam carros movidos por ratos, e que com o apoio dos alunos, resolveu mudar a proposta. Com o sucesso do projeto, o professor já prevê continuidade: “Estamos planejando o segundo campeonato para o próximo semestre, com algumas variações além da limitação do peso e do custo.”

Além dos critérios de desenvolvimento vistos em sala de aula, os alunos ainda tiveram que seguir outras regras para tirarem o projeto do papel. O peso dos carrinhos somado ao do piloto não poderia ser maior que 90 quilos e o custo final não poderia passar de 50 reais. Cada equipe tinha até seis integrantes e a equipe vencedora seria a que percorresse a maior distância.

Na classificação geral, a equipe Hotwheels, do curso de Engenharia Mecânica Integral, ficou em primeiro lugar. A equipe McLaren, também do curso Integral, ficou na segunda posição, e a Lotus, do curso noturno, completou o pódio.