ProbioCau é premiado na InovAtiva

Publicada em 23/03/2017

A startup ProbioCau, desenvolvida por pesquisadores do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ) em parceria com a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira da Bahia (Ceplac), foi selecionada pelo programa de aceleração InovAtiva Brasil. Os professores desenvolveram um suco de cacau probiótico de grande valor nutricional, o ProbioCau, que foi selecionado entre as 1800 propostas submetidas. Neste ano, a competição teve 30% a mais de inscritos que o anterior, e a ProbioCau foi a única selecionada da região Centro-Oeste mineira.

Os selecionados passarão agora por cursos de modelagem e validação da proposta de valor, acesso ao mercado, modelagem financeira das startups e acesso a capital. Foram selecionadas empresas inovadoras iniciantes de 18 setores da economia, com destaque para tecnologia da informação (25%), serviços (16%), saúde (12%) e agronegócios (11%). Essas empresas estão espalhadas por 103 cidades de 24 Estados.

Criado pelos pesquisadores do CCO/UFSJ professora Juliana Magalhães e professor Paulo Granjeiro, em parceria com o pesquisador da Ceplac George Andrade Sodré e o estudante de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, Fabrício Magalhães Neves, o ProbioCau é um alimento funcional que traz benefícios à saúde do consumidor devido a presença de lactobacilos vivos. Juliana conta que os lactobacilos, com grande potencial probiótico, foram isolados e selecionados de queijos minas produzidos na região de Divinópolis.

O suco de cacau probiótico, explica a pesquisadora, é uma novidade no mercado brasileiro e, por não ser de origem láctea, favorece pessoas que não querem ou não podem consumir produtos lácteos, como os veganos, quem tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite e que evitam ingestão de colesterol. Isso porque todos os alimentos probióticos hoje encontrados no mercado brasileiro são de origem láctea, de forma que este público acaba sendo excluído dos benefícios desses alimentos.

A professora vem trabalhando nesta proposta há quase três anos, e a ideia acabou gerando uma patente no ano passado. Após um estágio de trabalho e parceria firmada com pesquisadores da Universidade Laval, em Quebec, no Canadá, ela verificou o grande potencial de suas pesquisas para gerar um produto rentável e comercializável. Paulo Granjeiro, por sua vez, contribuiu com o design do modelo de negócios da ProbioCau, auxiliando na validação de partes do Canvas, processos fundamentais para dar consistência ao projeto e permitir a sua inscrição no InovAtiva Brasil. Os professores acreditam na importância de se "fechar o ciclo" na Universidade, ou seja, o benefício da pesquisa acadêmica se volta ao consumidor.

InovAtiva

O InovAtiva Brasil é um programa de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, organizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), que oferece cursos gratuitos de empreendedorismo de alto nível diretamente com os melhores especialistas do país.