Residência Multiprofissional da UFSJ promove concurso de vídeo para adolescentes

Publicada em 25/04/2017

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, promove a primeira edição do “Concurso de vídeo caderneta do adolescente”. A inscrição é gratuita e poderá ser feita até 30 de abril. Podem participar adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, estudantes da rede de ensino pública e privada de Divinópolis.

O vídeo de divulgação da caderneta desenvolvida pelo Ministério da Saúde deve ser produzido de forma individual, em dupla ou em trio, e pode ser feito com aparelhos celulares, tablets, máquinas fotográficas digitais, filmadoras ou computadores. O produto final deverá ser entregue em DVD no local onde foi realizada a inscrição, entre os dias 8 e 12 de maio.

As inscrições são presenciais, no Centro de Saúde do Bairro Niterói, às terças e quartas-feiras, das 7h às 13h; no Centro de Saúde do Bairro São José, às segundas e quartas-feiras, das 7h às 13h; e na Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, sala 301 – Bloco C, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

A escolha dos melhores vídeos será aberta ao público através de uma página no facebook e serão selecionados os três vídeos que obtiverem o maior número de curtidas e reações durante o período de votação. Os vídeos vencedores serão premiados em uma cerimônia marcada posteriormente.

Mais informações podem ser obtidas pelo edital publicado neste link ou pelo telefone 37 3221-1831.

Caderneta do Adolescente

A Caderneta de saúde do adolescente foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar meninos e meninas entre 10 e 19 anos na fase de mudanças e descobertas próprias da adolescência. Com ela, adolescentes têm dicas de quais vacinas ainda precisam tomar, além de entender as transformações que estão ocorrendo na sua vida nesse período. A caderneta tem duas versões, para meninos e meninas, com dicas sobre alimentação, exercícios físicos, controle de peso e altura e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Ela ainda serve como um apoio para as famílias conversarem sobre alguns assuntos que costumam ser tabu dentro de casa, como orientação e diversidade sexual.