Quarteto para o fim dos tempos

Publicada em 26/04/2017

Centro Cultural UFSJ será palco de concerto inédito na região

O Centro Cultural da UFSJ apresenta nos dias 2 e 3 de maio o Concertos no Solar, uma série de concertos de música erudita. As apresentações se iniciam na terça-feira, às 18h, com uma breve palestra que antecede a execução da peça “Quarteto para o fim dos tempos”, de Olivier Messiaen. As palestras serão ministradas pelos alunos da Música, Gabriela Vieira e Julio Faccion. Já os concertos ficam por conta dos músicos Iura de Rezende, Margarida Borghoff , Elise Pittenger e Rommel Fernandes.

“Quarteto para o fim dos tempos” é uma composição camerística datada de 1941 do francês Olivier Messiaen. Sua formação instrumental é composta de clarinete em si bemol, violino, violoncelo e piano. A peça possui uma história dramática e emocionante por trás de sua composição. Messiaen compôs a peça durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi capturado pelo exército inimigo em uma ofensiva alemã.

O professor e clarinetista Iura Rezende ressalta que as palestras que antecedem os concertos são importantes por explicarem a história da peça, que, assim, torna-se “mais interessante de ouvir”, já que “a linguagem não é muito acessível na maior parte das vezes”. A peça é novidade em São João del-Rei, inédita na região.

“É uma das melhores peças musicais já escritas, principalmente no século XX”, assegura. Animado, Iura faz o convite: “É a primeira vez que vai ser tocada aqui em São João, com músicos convidados. E agora a gente quer que as pessoas compareçam. É uma chance única de ver uma música de qualidade tão boa, reproduzida por músicos talentosíssimos.”