UFSJ 30 anos: conferências para discutir o papel da universidade pública

Publicada em 15/05/2017

Como parte da celebração dos 30 anos da UFSJ, a Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei inaugura uma série de debates mensais sobre o papel da universidade pública. O intuito é defender uma instituição com efetiva inclusão social, voltada para a democratização no acesso e uso. As conferências se iniciam quarta, 17 de maio, às 14h, no Auditório da Biblioteca do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). "Desafios e perspectivas sobre a formação na área de saúde no contexto da universidade pública” será a vertente discutida pelo professor Geraldo Brasileiro (UFMG).

Ivan Vasconcelos, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, explica que “a partir do tema ‘UFSJ 30 anos: presente, passado...e o futuro?’, os projetos e programas de extensão foram convidados a divulgar o tema dentre os públicos integrantes das comunidades, a fim de gerar um amplo movimento social sobre o que é uma universidade pública". Ivan explica que, a cada conferência, entram em cena também intervenções de projetos e programas de extensão de cada campus.

Confira, abaixo, currículo do professor Geraldo Brasileiro, palestrante que inaugura as atividades, e a programação completa.

Geraldo Brasileiro

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), doutor em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e pós-doutorado na McGill University, Montreal, Canadá (1986-1988). Desde 1976, é professor de Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG, a partir de 1995 como professor titular. Atua nas seguintes áreas: patologia do coração, aplicações da biologia molecular em Patologia e patologia das neoplasias. Foi chefe de departamento (1989-1991), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFMG (1994- 1998), vice-diretor (1998-2002) e diretor (2002-2006) da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi membro da Comissão de Especialistas de Ensino Médico do MEC (2008-2014). É Coordenador da Área Medicina II da Capes.

Programação

17 de maio, quarta-feira
14h - Conferência: “Desafios e perspectivas sobre a formação na área de Saúde no contexto da universidade pública”, com o professor Geraldo Brasileiro (UFMG)
Local: Auditório da Biblioteca, Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO), Divinópolis.

25 de maio, quinta-feira
17h - Conferência: “Flexibilização e transversalidade no ensino de graduação", com professor e pró-reitor de Ensino Ricardo Takahashi (UFMG)
Local: sala anexa à Biblioteca do Campus Alto Paraopeba, Ouro Branco/Congonhas

8 de junho, quinta-feira
19h30 - Conferência: “A universidade pública e as cidades”, com prof. e ex-ministra adjunta das Cidades, Ermínia Maricato (USP).
Local: Auditório da Biblioteca do CTAN, São João del-Rei.

21 de junho, quarta-feira
14h - Conferência - “Desafios e perspectivas para a construção e consolidação de políticas de internacionalização em universidades públicas brasileiras”, com o Diretor de Relações Internacionais da UFLA, prof. Antonio Chalfun
Local: Auditório da Biblioteca do Campus Sete Lagoas (CSL)

10 de agosto, quinta-feira
19h30 - Conferência de encerramento dos 30 anos: “A universidade pública diante das perspectivas econômicas”, com prof. Emir Sader (USP).
Local: Teatro do Campus Dom Bosco, São João del-Rei.