Congresso debate emancipação e luta política no campo da psicologia

Publicada em 17/05/2017

Inscrições de trabalhos devem ser feitas até 5 de junho

Entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebe o 1ª Congresso Vertentes da Psicologia (1º Convep). O evento, que acontece no Campus Dom Bosco, traz como tema “Ocupação e emancipação: psicologia e luta política”. O objetivo é promover diálogos e debates, reunindo experiências de atuação profissional em Psicologia e área afins, de todo o campo das vertentes.

O Convep terá diversas exposições de pesquisas e trabalhos, minicursos, palestras e mesas-redondas. Os minicursos abordarão temas atuais, como a avaliação psicológica no contexto judicial, psicologia dos desastres, a medicalização na infância, dentre outros. Já nas mesas, será proposto um tema por dia - no primeiro deles, os participantes discutirão sobre psicologia e luta política; no segundo, sobre mídia; no terceiro, a saúde mental dos universitários; no quarto, a atuação do psicólogo no setor privado; e, no último, a fragmentação da psicologia.

Ao apresentar no tema os termos “ocupação” e “emancipação”, o Congresso, que é organizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia, sob orientação do professor Celso Tondin, faz referência aos movimentos necessários e urgentes à psicologia. Além disso, insere-se a expressão “luta política”, pelo fato de o evento ter emergido em um momento de reflexão crítica sobre as questões sócio-políticas do nosso país.

Envio de pesquisas e trabalhos

Aqueles que desejarem apresentar suas pesquisas e trabalhos, devem realizar suas inscrições até o dia 5 de junho. Serão aceitos resumos de trabalhos que tragam relatos finais de pesquisas, experiências profissionais de estágios ou extensão, além de relatos de casos relacionados a quaisquer campos de atuação dos profissionais da psicologia. A exposição será feita em sessões temáticas, no modelo de comunicações orais. Cada congressista poderá encaminhar até três trabalhos. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Inscrições

Já as inscrições para participação no Convep vão até 25 de agosto. A vaga pode ser garantida online, pelo link https://convep.org/inscricao, ou presencialmente no Campus Dom Bosco. A equipe responsável estará presente no corredor da Psicologia, às segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h. A taxa para participação no evento é de R$ 25 e assegura acesso às comunicações orais, palestras e mesas-redondas. Para participar dos minicursos, será cobrada uma taxa extra. O valor varia de acordo com a carga horária, sendo R$ 5 para os minicursos de 3 horas/aula e R$ 10 para os de 6 horas/aula.

O pagamento pode ser feito via depósito bancário ou cartão de crédito. Quem optar pelo depósito deve efetuar o pagamento pela conta que se encontra no link https://convep.org/orientacoes. Já aqueles que optarem pelo cartão de crédito, ao finalizar a inscrição abrirá uma nova tela requisitando os dados do cartão.

Clique aqui para conferir outras informações sobre o evento e visualizar a programação completa.