É da UFSJ: professor do CCO é eleito Pesquisador do Ano pela Biotech Space

Publicada em 29/05/2017

O professor Fernando de Pilla Varotti, do Campus Centro-Oeste da UFSJ (CCO), foi escolhido Pesquisador do Ano 2016 pela rede de pesquisadores em biotecnologia e biociências Biotech-Space, na categoria Pesquisador Pleno. O docente receberá placa congratulatória em premiação realizada pela Biotech, em data a ser agendada.

As indicações para o prêmio são feitas pela própria comunidade de pesquisadores localizados em diversas instituições brasileiras. A seleção é realizada por um comitê composto por pesquisadores das melhores universidades e centros de pesquisa do país, a partir de uma lista de candidatos indicados pela comunidade brasileira de biotecnologia. Os critérios de seleção, adotados com diferentes pesos, foram: impacto na pesquisa científica; impacto potencial no desenvolvimento social e/ou econômico; impacto das publicações científicas; exposição na mídia e premiações.

O Prêmio foi instituído pela Biotech-Space para promover o reconhecimento de pesquisadores e alunos que, com suas pesquisas, tenham contribuído de forma relevante à sociedade, e tem como objetivo levar ao conhecimento do público e de empresas da área o nome desses pesquisadores comprometidos em gerar descobertas fundamentais para que o Brasil aumente seu potencial inovador em biotecnologia. São duas categorias: Pesquisador Pleno, formada por pesquisadores que não estejam cursando pós-graduação, e Aluno Pesquisador, que alcança alunos de pós-graduação ou doutores com até dois anos de término do doutorado e que não estejam ministrando aulas.

Fernando Varotti se junta a nomes como Jorge Kalil (Instituto Butantan), Thiago Mattar Cunha (USP), Stevens Kastrup Rehen (UFRJ) e Willy Beçak (Instituto Butantan), ganhadores anteriores. O professor da UFSJ desenvolve pesquisas buscando alvos antimaláricos e tem várias publicações em revistas importantes e patentes também. Fernando é graduado em Ciências Biológicas pela USP, mestre em Fisiologia Geral pela USP, doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG e tem pós-doutorado na mesma instituição em Ciências Farmacêuticas. É membro fundador do Núcleo de Química Biológica da UFSJ (NQBio), chefe do Laboratório de Bioquímica Medicinal (LBqM), membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), divisão de Química Medicinal. Tem experiência nas áreas de Parasitologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: quimioterapia e mecanismo de ação de compostos bioativos.

Biotech

Criada em 2012 por pesquisadores da Unifesp em parceria com empreendedores, a Rede Biotech-Space nasceu da ideia de ajudar a comunidade científica no desenvolvimento de suas pesquisas, projetos de empreendedorismo e carreira profissional. Para tal, foi desenvolvida uma plataforma de rede social gratuita, que está em constante aperfeiçoamento e possui ferramentas que ajudam no compartilhamento de conhecimento tanto científico (resumos, dicas de bancada, metodologia de pesquisa) como de empreendedorismo e mercado.