UFSJ 30 anos: veja como foi a conferência de Ricardo Takahashi

Publicada em 29/05/2017

Como parte da série de conferências dos 30 anos da UFSJ, o Campus Alto Paraopeba recebeu, no último dia 25, o professor Ricardo Takahashi, pró-reitor de Ensino da UFMG. Takahashi ministrou a palestra "Flexibilização e Tranversalidade no ensino de graduação". O evento teve participação de docentes, técnicos e discentes da Universidade Federal de São João del-Rei, entre eles o Reitor Sérgio da Gama Cerqueira, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação André Luiz Mota, o pró-reitor de Ensino de Graduação Écio Antônio Portes e o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação Valdir Mano.

A conferência girou em torno da importância da flexibilização na grade curricular do ensino de graduação. Takahashi comparou modelos adotados em renomadas escolas do mundo, como Harvard, Oxford e Bologna. Compartilhou sua experiência na Pró-Reitoria da UFMG com a utilização de um modelo mais livre por meio do qual, por exemplo, é permitido que um discente tenha acesso a uma disciplina do mestrado e quando ingresse possa aproveitar os créditos cursados durante graduação. O professor destacou o perfil relevante do estudante formado em ambientes multidisciplinares e o diferencial desta atuação no cenário atual.

A próxima conferência será com a professora e ex-ministra adjunta das Cidades, Ermínia Maricato (USP), que abordará "A universidade pública e as cidades", no dia 8 de junho. O intuito da série de palestras é defender uma instituição com efetiva inclusão social, voltada para a democratização no acesso e uso. Confira a agenda das próximas atividades:

8 de junho, quinta-feira
19h30 - Conferência: “A universidade pública e as cidades”, com prof. e ex-ministra adjunta das Cidades, Ermínia Maricato (USP).
Local: Auditório da Biblioteca do CTAN, São João del-Rei.

21 de junho, quarta-feira
14h - Conferência - “Desafios e perspectivas para a construção e consolidação de políticas de internacionalização em universidades públicas brasileiras”, com o Diretor de Relações Internacionais da UFLA, prof. Antonio Chalfun
Local: Auditório da Biblioteca do Campus Sete Lagoas (CSL)

10 de agosto, quinta-feira
19h30 - Conferência de encerramento dos 30 anos: “A universidade pública diante das perspectivas econômicas”, com prof. Emir Sader (USP).
Local: Teatro do Campus Dom Bosco, São João del-Rei.