Para além da Semana do Meio Ambiente

Publicada em 02/06/2017

UFSJ promove ações ambientais na instituição, em escolas e nas ruas durante o mês de junho

Segunda-feira, 5 de junho, certamente veremos a internet ser tomada de postagens sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nossas ações ambientais, entretanto, precisam ser diárias para que tenham efeito no planeta. Na Universidade Federal de São João del-Rei, diversos projetos se mobilizam para promover atividades que vão além da data celebrativa. Entre os dias 6 e 12 de junho, haverá feira agroecológica, palestras e educação ambiental nas ruas e nas escolas.

Na terça-feira, 6, das 11h às 14h, quem estiver em Sete Lagoas poderá visitar a Feira Agroecológica do campus da UFSJ. O objetivo é que a feira ocupe um espaço semanal de partilha de saberes, culturas, sabores, músicas e amizades. A organização é do projeto CVT Guayi Agroecologia da UFSJ.

Durante toda a semana, a prefeitura de Ouro Branco promove a Semana do Meio Ambiente, e a UFSJ não fica de fora. Nos dias 6, 7 e 8, diversos projetos ocupam estandes na Feira de Cultura Ambiental, entre eles o “Arborização de ruas de bairros na cidade de Ouro Branco”, da Universidade Federal de São João del-Rei. Os alunos desenvolveram games para atrair o público e apresentar o projeto. Está programada doação de mudas de árvores.

Na sexta-feira, 9, tem debate sobre "Biodiversidade e conservação do meio ambiente". Esse é o tema da mesa-redonda que será promovida pelo programa de extensão da UFSJ "Espaço Casa Verde: programa de produção e divulgação de conhecimentos sobre biodiversidade no Campo das Vertentes". O evento acontece no Auditório do Campus Dom Bosco, às 15h30.

E como todas as semanas são propícias para agir em prol do meio ambiente, na segunda-feira, 12 de junho, um projeto e um programa de extensão da Federal uniram forças para levar games (e educação ambiental) às escolas de São João del-Rei. “UFSJ Bioagradável” e “Uso de mídias digitais e jogos educacionais para ensino de ciência e biologia” começam as visitas, que devem se estender ao longo do ano, pela Escola Estadual Inácio Passos.

Acompanhe nos veículos oficiais da UFSJ (site de notícias, facebook e TV UFSJ) a cobertura das atividades da Semana do Meio Ambiente.

Sarada

Uma das ações permanentes da UFSJ que ganhou repercussão nas mídias é o sistema de reaproveitamento de água do Campus Centro-Oeste (CCO), em Divinópolis. A iniciativa do Comitê Gestor Socioambiental reaproveita litros de água potável que eram usados por equipamentos do campus e, depois, descartados. Agora, com o “Sarada - sistema de reuso de água”, a água pode ser usada na limpeza e nos jardins, evitando, além do desperdício, o custo extra desnecessário. Veja aqui matéria publicada no G1 sobre o tema.